O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), esteve presente na 18ª Exposertão, realizada no município de São João dos Patos, encerrada no último domingo (11).

Notícia Geral
A Feira, considerada o maior evento de agropecuária do Médio Sertão Maranhense, ofereceu durante quatro dias de evento, oportunidades para o desenvolvimento do setor no Maranhão e de integração da sociedade.
Comercialização e exposição de bovinos, caprinos e equinos, torneio leiteiro, stands de negócios, cavalgada e exposições de implementos agrícolas, foram alguns dos destaques durante a Exposertão. Além disso, a Feira é um espaço para oferecer a chance de instituições apresentarem seus trabalhos, e disseminar conhecimento.

O Escritório Regional da Agerp de São João dos Patos levou para a Exposertão serviços aos pequenos produtores, como a emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), elaboração de Cadastro Ambiental Rural (CAR), palestras sobre manejo de caprinos e ovinos. Em parceria com o Banco do Brasil e Banco do Nordeste, a Agerp promoveu palestra sobre crédito rural na agricultura familiar e ainda, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município e a Secretaria Estadual de Educação, foi ministrada uma palestra sobre comercialização na agricultura familiar.

No decorrer do evento, foram realizadas palestras sobre manejo suíno e sobre o Programa Água Doce.   Na oportunidade, a equipe da Agerp participou de uma reunião da comissão de relatos de produção agrícola, juntamente com a AGED, IBGE, STTR e instituições financeiras. 

O gestor da Regional da Agerp de São João dos Patos, Edinaldo Quirino, ressaltou a importância do evento. “A Exposertão foi um sucesso. A feira envolve todo o Sertão Maranhense e do qual toda a Agerp e o Sistema SAF teve um papel importante, desde fazendo atendimentos aos agricultores até disseminando conhecimento através das palestras e reuniões,” disse.

Para o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, “a Feira é uma oportunidade de movimentar a economia local e negociação, além de envolver pequenos e médios produtores da região”.

A 18ª Exposertão é uma realização da Prefeitura de São João dos Patos, com apoio do Governo do Estado, promovida de 8 a 11 de junho, no parque Antônio Reinaldo Porto, no município de São João dos Patos. A Feira contou com leilões, exposições de implementos agrícolas e de veículos, venda de máquinas agrícolas, cursos e palestras, atrações culturais, shows musicais, e tradicional torneio leiteiro e a eleição da Miss Exposertão 2017.
Fonte: Agerp