PAPO POLÍTICO: Ferreira Araújo, pré-candidato a Prefeito de Bacabal, fala com exclusividade, críticas à atual gestão e suas pretensões para a política em 2020.

Notícia Geral

Em entrevista exclusiva, o pré-candidato a prefeito da cidade de Bacabal – MA, Antônio Ferreira de Araújo, residente há 49 anos no bairro Trizidela, casado, pai de uma filha. Quando adolescente foi pescador, lavrador com seu pai, lavador de carros às Margens do Rio Mearim, estudou nas escolas: Urbano Santos, 17 de Abril, Arimatéia, Cema, fez curso no SENAI para mecânico, onde se especializou em mecânica de automóveis, trabalhou na oficina Pacheco, FIAT, Bacabalto, Via Centro, CGB, e atualmente é empresário na Oficina Ferreira Car.


Já foi presidente da associação dos moradores do bairro Trizidela e presidente do partido PTC de Bacabal, atuou como Conselheiro Estadual dos Direitos Humanos, é defensor das causas sociais, faz parte do Fórum Ecológico de Bacabal, atualmente é presidente da Associação Socioambiental de Defesa da Bacia do Rio Mearim (Guapé), é filiado ao partido PC do B e pré- candidato no mesmo. Respondeu algumas perguntas sobre as situações observadas na atual gestão, além de expor ao público as suas pretensões para a política em 2020. Confira a entrevista a seguir: Passados mais de 1 ano da administração atual, Bacabal no consenso de muitos regrediu. Em sua opinião, o que está acontecendo com a gestão municipal? Ferreira: Ao meu ponto de vista é que realmente Bacabal está parado no tempo, não vemos esse crescimento que realmente almejamos para nossa cidade. Percebo que essa gestão municipal está mais preocupada em mascarar os problemas que praticam para a defesa própria, na promoção do nome do gestor, quando se fala em desenvolvimento, a gente não ver nenhuma ação para o desenvolvimento do município. Bacabal hoje tem cem mil habitantes e é inadmissível a gestão não trabalhar a questão de emprego para nossa cidade, o município teria que ter uma equipe para estudar as possibilidade econômica da cidade e levar isso a grandes empresários, como também trazer esses grandes empresários para Bacabal, na qual teríamos um desenvolvimento da cidade. Diante da precária situação de infraestrutura da cidade. Qual seria sua sugestão ao gestor público municipal? Ferreira: A minha sugestão seria que houvesse uma transparência da real situação dos recursos públicos que está vindo para Bacabal, hoje a cidade trabalha com um orçamento em torno de cento e trinta milhões, a gente sabe que existe nesse orçamento recurso para infraestrutura, e onde tá sendo
alocado esse recurso? De que forma tá sendo alocado? Então não vemos uma
divulgação nesse sentido por parte da gestão, outro exemplo que percebemos
na falta de eficiência da gestão é sobre o esgotamento sanitário que foi
implantado em Bacabal. Muitos não sabem, mas, tá sendo gasto uma média de quarenta e dois milhões de reais, e a meu ver causa um transtorno muito
grande para nossa cidade, não que eu seja contra a implantação do sistema de
esgotamento sanitário, quero que realmente seja implantado, mas que seja
uma obra eficiente. E na minha percepção essa obra tá causando tanto transtorno, pois ainda não temos resultados, porque era para ter sido entregue em 2018 e ainda estamos vendo obras na cidade desse esgotamento sanitário, o que mostra uma ineficiência do sistema público, e da gestão pública. Saúde deveria ser prioridade em qualquer administração, pois os recursos são rigorosamente repassados aos municípios. No entanto, o que se vê em Bacabal são inúmeras denúncias e reclamações. Por que isso acontece em Bacabal, em sua opinião? Ferreira: Sabemos que existe esse recurso e não é pouco, mas não existe uma fiscalização e nem uma preocupação pelo gestor em falar as áreas que realmente estão sendo aplicados os recursos, deixando uma janela aberta para fazermos as especulações se realmente esses recursos estão sendo aplicado como deveriam; e em que área da saúde esses recursos estão destinado. Em Bacabal nos deparamos com o poder legislativo muito falha, porque ele tem a função de fiscalizar e a gente não vê essa fiscalização. Ainda no município existe um Conselho Municipal de Saúde em que não vemos a atuação para uma prestação de conta a sociedade. Em contra partida há outra situação, na qual nós como cidadão somos muito acomodados e ficamos sempre esperando que alguém resolva os nossos problemas, não cobrando, não correndo atrás para resolver essas questões mais delicadas, pois, nós cidadãos deveríamos estar mais atentos para cobrarmos mais do poder legislativo e executivo. O Portal da Transparência é a demonstração de como são gastos os recursos públicos. Porém em Bacabal não há, ainda que seja exigência do Governo Federal. Como o sr. avalia essa situação?
Ferreira: É preocupante, pois o Portal da Transparência é um instrumento onde estarão as prestações de conta do município com o recurso que foi gasto, e na falta desse instrumento, a gente fica “de mãos atadas” para sabermos onde realmente está sendo alocados esses recursos, outra situação que leva a crer, é que se não existe é porque alguém tá querendo esconder alguma coisa e gera essa sensação de que existe algo errado. As mídias eletrônicas como as redes sociais em uma administração que se preze tem que ser valorizada, porque ali pode ser um instrumento para a prestação de conta dos gastos municipais e a população teria o acesso direto a essas informações.
Se o sr. fosse o prefeito da cidade, quais medidas adotaria para solucionar os problemas aqui citados? Ferreira: Em primeiro lugar teria que criar uma equipe técnica para ver a dimensão dos recursos que vem para a nossa cidade, estudar as maiores necessidades que nossa cidade está enfrentando, e claro, essa seria a frente de trabalho, resolver prioritariamente os maiores problemas que nós temos em nossa cidade, para isso nós teríamos que ter força de vontade para fazer, pois o que eu vejo é que muitos não querem fazer, e como já mencionei, Bacabal está trabalhando hoje com um orçamento anual em torno de cento e trinta milhões, então, recurso acredito que tem para muita área. Agora temos que priorizar as maiores demanda que o município necessita com uma boa equipe que possa criar um sistema digital de informações. Assim, penso que a gestão ela tem que ser transparente, mostrando a cada mês uma prestação de conta e quais áreas estão sendo aplicada.
Agradecemos a sua presença aqui no estúdio e pela entrevista. Você pode fazer sua ressalva final.
Ferreira: Agradeço a essa oportunidade que vocês estão dando aos pré-candidatos a prefeito, em expor as suas ideias e dizer que Bacabal em 2020 tem uma grande responsabilidade de eleger um novo gestor. Agora pedimos
que o povo realmente analise essa opção de mudar a gestão com mais cuidado, pensando no coletivo, pois podemos contribuir muito com uma nova gestão, um novo Bacabal. Então nós precisamos eleger pessoas independentes  que não esteja atrelada a grupos, não pensando apenas em grandes grupos, pois o pobre também tem ideias e creio que eu tenho boas ideias e posso oferecer um bom serviço para nossa cidade. Muito obrigado!

 

Fonte : Estúdio