PEDREIRAS-MA: AULA INAUGURAL DO CURSO DE AGROECOLOGIA MARCA UM NOVO MOMENTO PARA A JUVENTUDE RURAL DE PEDREIRAS

Notícia Geral Peritoró e Região

Pedreiras é pioneira na região do Mearim na implantação do curso de Extensão em Agroecologia, beneficiando 25 jovens e 5 lideranças da zona rural, com uma parceria da Prefeitura de Pedreiras por meio das secretarias de Juventude; e de Agricultura, Pecuária e Pesca, com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), através do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento – LABEX.

Na aula inaugural, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (02/08), no auditório da UEMA, era visível a felicidade e a expectativa dos alunos, como Francisca Vitória, uma jovem da comunidade de Alto de Areia, que afirmava: “É uma oportunidade única. Estou muito feliz por ser um dos selecionados para este curso, que vem suprir uma grande necessidade dos jovens da zona rural, que estavam órfãos de ações neste sentido”, disse.

O secretário Municipal de Juventude, Phelipe Figueiredo, explicou que o curso em Agroecologia é em formato de extensão universitária, e terá duração de um ano, com carga horária de 600 horas/aula. “É uma grande conquista, pois estamos oportunizando os jovens e as lideranças camponesas com políticas de promoção de cidadania, e ao final, eles terão financiamento de bancos para realizarem seus projetos. Pedreiras é o único município do Médio Mearim a receber este curso, e é uma grande conquista do nosso governo”, ressaltou.

O prefeito Antônio França esteve presente na aula inaugural, ao lado de vários secretários municipais, dentre os quais Phelipe Figueiredo (Juventude) e José Wison – Fifa (Agricultura); o professor Ricardo Gonçalves, representante da LABEX; representantes do Conselho Municipal de Juventude; vereadores e alunos do curso.

 “Essa gestão é voltada para a população, não digo que sou prefeito, eu estou prefeito de Pedreiras pois esse mandato vai passar e amanhã quero poder olhar e ver que contribuí com o nosso Município, assim como vocês vêm contribuindo, pois precisamos de vocês para fazer um bom trabalho que seja realmente o que o povo espera. Sou filho de um carroceiro, assim como tem muitos aqui, então vamos juntos nos unir para que daqui a quatro anos possamos ver um município mais desenvolvido e mostrar que nós ‘os menores’ temos compromisso pois conhecemos a realidade e as necessidades da nossa gente. Então não desistam, pois futuramente é um de vocês que poderá ser prefeito ou prefeita da nossa cidade”, discursou o prefeito Antônio França.

O professor Ricardo Gonçalves falou sobre a iniciativa do curso em Pedreiras. “Após ver as notícias nos jornais sobre o surgimento do curso em outros municípios, o secretário Phelipe Figueiredo, o Fifa e a Janne Glêb me procuraram, o prefeito Antônio França se prontificou para a implantação e assim surgiu essa parceria. Em torno de 151 jovens foram inscritos, mas tínhamos vagas apenas para 30 deles, que passaram na seleção, onde irão receber o certificado de profissionalização em agroecologia na área de ciências agrárias. Esses jovens teriam que cumprir três compromissos: criar um projeto produtivo na sua comunidade; ensinar o que aprendeu no curso para os demais agricultores e ser um agente de desenvolvimento do município, ou seja, multiplicar esses conhecimentos. Também irão receber o certificado da UEMA, onde no final ao invés de fazerem um TCC eles terão que elaborar um projeto produtivo e já estamos articulando com os bancos para conseguirmos o financiamento desses trabalhos que serão feitos por esses alunos”, concluiu.

Janderson de Sousa, aluno da comunidade de Pacas, considera uma honra e uma grande conquista estar entre os selecionados. “É uma ótima oportunidade que a Prefeitura de Pedreiras está dando aos jovens da zona rural”, afirmou o futuro profissional em agroecologia, oriundo de família simples e humilde, que terá oportunidade de melhorar as condições de vida dele próprio, de sua família, de sua comunidade e de Pedreiras.

 

 

Fonte: Ascom de Pedreiras