PEDREIRAS: Prefeito Antônio França Firma Parceria com Produtores Rurais da Agricultura Familiar em seu Governo

Peritoró e Região

Numa iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca e dos trabalhadores da agricultura familiar, o prefeito Antônio França reuniu-se com vários produtores nesta sexta-feira (27/01), no Auditório da UEMA, ocasião em que foram tratados diversas pautas de reivindicações.

Um dos assuntos abordados foi o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção. Segundo o secretário José Wilson Martins Santos (Fifa), a ideia é fazer esforços para o retorno do programa.

Em relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), foi colocado em discussão que até o ano passado apenas sete agricultores estavam fornecendo produtos da agricultura familiar para a Merenda Escolar, e a proposta é aumentar para cerca de 20 produtores, o que elevaria o valor da compra nesta modalidade de 62 mil reais para algo em torno de 200 mil.

O secretário afirma que o prefeito é um homem comprometido e tem demonstrado boa vontade em trabalhar em parceria com os agricultores. “Vamos fazer um trabalho no sentido de ajudar e fortalecer a agricultura familiar em nosso Município”, disse Fifa.

Foi ainda acertada a realização, já a partir de fevereiro, da Feira do Agricultor, e o prefeito deu garantias de empenho para que seja efetivada esta parceria “Vamos fazer projetos inclusive para levar a feira para outros municípios, temos que apoiar essas pessoas que vivem no campo, produzem e trazem sua produção para comercializar na cidade. Vamos valorizar o suor destes agricultores” disse Antônio França.

As estradas também foram assunto na reunião, e o prefeito se comprometeu a manter as vicinais com possibilidade de acesso durante todo o período invernoso, que é o tempo mais crítico. “Vamos fazer um trabalho de manutenção para que o inverno não atrapalhe o fluxo de ida e vinda dos agricultores e da população em geral”, finalizou o prefeito.

Ascom