Connect with us
Hora

Peritoró e Região

PEDREIRAS REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MEARIM

Publicado

em

Sensibilização para manter Pedreiras no protagonismo das discussões hídricas no Estado e refletir sobre o papel da sociedade na preservação dos nossos rios, foram assuntos destacados na 5ª Audiência Pública do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, realizada nesta quinta-feira (27/07), na Câmara Municipal de Pedreiras.

O prefeito Antônio França participou dos debates ao lado do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Simão Reis; engenheira ambiental Lidiane Estrela, da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais; do prefeito interino de Porção de Pedras, Adenilson Lopes; Francisca Aires, secretária de Meio Ambiente do Município de Tufilândia; Defesa Civil; Sindicatos; Instituições e Sociedade Civil Organizada.

“Estamos aqui para fazer a mobilização da população para participarem das eleições para a nova diretoria do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, apresentar e divulgar o edital lançado para que as pessoas se inscrevam e façam parte desse órgão. O que é o comitê; como ele se insere no sistema de gerenciamento dos recursos hídricos entre outros assuntos”, falou Ivo Gonçalves presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica.

“A Secretaria do Estado desde a primeira composição da diretoria do comitê tem apoiado e acompanhado, pois entendemos a importância desse órgão”, concluiu Lidiane Estrela, da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais.

“Um encontro de grande importância e como gestor desse municípionão posso deixar de dar o meu apoio nessa sensibilização para que tenhamos nossa cidade representada no Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, afim de cuidar e zelar pelo nosso rio e esperamos confiantes que a nova diretoria faça um excelente trabalho em parceria com os poderes municipal, estadual e federal”, ressaltou o prefeito de Pedreiras, Antônio França.

No Maranhão, já foram criados dois comitês: das bacias hidrográficas do Rio Mearim e do Rio Munim. Os Comitês de Bacias são órgãos colegiados formados por representantes dos poderes públicos, entidades da sociedade civil e usuários de recursos hídricos e tem por objetivo promover a gestão das águas de forma descentralizada, com a participação de diferentes setores da sociedade, tendo a bacia hidrográfica como unidade de gestão.

Dentre as principais competências dos Comitês estão: promover o debate sobre questões hídricas; arbitrar; administrativa; conflitos relacionados com o uso da água; aprovar e acompanhar a execução do plano de recursos hídricos da bacia, bem como estabelecer mecanismos de cobrança pelo uso da água, sugerindo valores a serem cobrados e aprovando planos de aplicação de recursos oriundos da cobrança.

 

 

 

Continuar Lendo

Peritoró e Região

EM PERITORÓ-MA VEREADORA CRISTIANE DO AGAMENON VISTORIA OBRA NO DISTRITO DE INDEPENDÊNCIA

A Vereadora Cristiane do Agamenon, vistoriou a obra na manhã deste sábado, 6 de março.

Publicado

em

Por

 A vereadora Cristiane do Agamenon, esteve na manhã deste sábado, 6 de março, no Distrito de Independência, vistoriando o início da instalação da torre móvel de celular, a obra é resultado do requerimento apresentado pela a parlamentar na Câmara de vereadores.


“São muitos anos que os moradores sonham com uma torre móvel aqui em Independência, no dia 22 de fevereiro, apresentei um requerimento na câmara solicitando a instalação de uma torre móvel aqui em Independência, hoje viemos vistoriar o início desse sonho do povo, estou feliz por ver a vontade do povo virando realidade, quero aqui agradecer a Deus em primeiro lugar, e depois ao prefeito Dr. Júnior, que acatou o nosso requerimento, muito obrigado prefeito”, finalizou a Vereadora.

Com a instalação da torre, o distrito de Independência e Povoados vizinhos, receberão  sinal  que antes não tinha, é o progresso chegando e melhorando a vida do povo.

Continuar Lendo

Peritoró e Região

A Câmara Municipal de Peritoró, suspende suas atividades por 10 dias por causa da Covid-19

Câmara Municipal de Peritoró, suspende suas atividades por 10 dias.

Publicado

em

Por

A Câmara Municipal de Peritoró-MÁ, diante da atual situação, suspendeu suas atividades no período de 10 dias em razão da disseminação do Novo Coronavírus (Covid-19).
Fica suspenso até o dia 14 de março de 2021, as atividade internas e externas, que poderão ser exercidas de forma remota, através de ferramentas tecnológicas.
Veja o decreto na íntegra.

 

 

 

Continuar Lendo

Peritoró e Região

VEREADOR JEIEL MARCOS REQUER CONSTRUÇÃO DE PONTE NO POVOADO VELOSO

o vereador Jeiel Marcos, apresentou dois requerimentos e uma indicação. 

Publicado

em

Por

Durante a sessão da última segunda-feira, 1° de março, o vereador Jeiel Marcos, apresentou dois requerimentos e uma indicação. 

O vereador Jeiel Marcos  através do requerimento  012/2021, requereu ao  Prefeito Municipal, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura que seja providenciado a construção de uma ponte no povoado Veloso, zona rural de Peritoró-MA,  que atenderá aos moradores da região.

No requerimento 013/2021, o edil solicitou a perfuração de um poço artesiano no distrito de Independência, na indicação de número 019/2021, requisitou que seja colocado tambores de lixo nos pontos onde acontece a coleta de lixo no município.

A revitalização de pontes  são de fundamental importância para melhorar a trafegabilidade e garantir o escoamento da produção da agricultura familiar, bem como facilitar o transporte dos alunos e moradores da zona rural. Sobre o poço, água é uma necessidade básica que todos nós temos, os irmãos de Independência estão sofrendo a muito tempo com escassez de água, razão pela qual solicitei a perfuração de um poço artesiano, acredito que esse poço irá diminuiu o sofrimento do povo, a cerca dos tambores de lixo, o que queremos é mais tambores espalhados por diferentes pontos da cidade, isso pode evitar do cidadão jogar o lixo onde não deve, quantos mais tambores, mais o lixo vai ter o seu endereço certo, e dessa forma, iremos ter uma cidade mais limpa, declamou o vereador.

Continuar Lendo

Destaques da Semana