Connect with us
Hora

Peritoró e Região

PEDREIRAS: Secretaria de Educação Realiza Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino

Publicado

em

Preparando os profissionais que atuarão nas salas de aula na Rede Municipal de Ensino neste ano, a Prefeitura de Pedreiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação está realizando a Jornada Pedagógica da Rede Pública Municipal de Ensino de Pedreiras, com o tema “Por uma educação com honra e trabalho”. O encontro teve início na noite desta segunda-feira (06/02) e encerrará nesta quinta-feira (08/02), envolvendo todos os professores do Município, com o objetivo de planejar coletivamente as ações pedagógicas do ano letivo de 2017 de forma sistematizada, avaliando o contexto histórico de cada estabelecimento de ensino.

Na composição da Mesa de Honra do cerimonial de abertura do evento estavam o vice-prefeito, Everson Veloso, que na oportunidade representou o prefeito Antônio França (estava em outra reunião com secretários e vereadores); a secretária  Municipal de Educação, Maria da Conceição Cunha; a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pedreiras,  Ana Roberta; a secretária adjunta de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Sângela Medeiros; e os professores  Rita Pereira de Oliveira, Júlio César da Silva, Elen Cristina Cavalcante  e Jucey Ferreira Moreira, representando os colegas do Ensino Fundamental Menor, do Maior, da Educação Infantil e da Educação de Jovens e Adultos, respectivamente.

A secretária Municipal da Educação, Conceição Cunha reafirmou seu compromisso de trabalhar para mudar os rumos da educação em Pedreiras, conclamando a todos os seus colegas para esta empreitada. “Não pensem que sou mágica, fada ou mesmo bruxa e que vou resolver tudo sozinha e de uma hora para outra. Vamos resolver juntos, tomando as responsabilidades que cabe a cada um, e assim, construiremos juntos, a educação que todos sonhamos”, disse a secretária.

A gestora da Educação ainda rebateu as especulações de que os professores trabalhariam aos sábados para a complementação dos 200 dias letivos. “Teremos ações nas escolas envolvendo estagiários e outros meios para organizar a carga horária, e mesmo assim não serão todos os sábado, mas apenas eventualmente, e garanto a todos os senhores e senhoras que conhecemos e respeitaremos os direitos dos nossos professores”, afirmou.

O vice-prefeito Éverson Veloso foi categórico ao afirmar que a professora Conceição Cunha foi escolhida por sua competência, e que tem todo o seu apoio e do prefeito Antônio França para desenvolver seu trabalho. “Nós acreditamos na secretária e na sua equipe, vamos lutar e nos empenhar no sentido de fazer uma educação melhor para nosso povo, pois tanto eu, quanto o prefeito, entendemos que temos muito a fazer, e faremos com a ajuda de todos os professores e professoras das nossas escolas. Não nós faltará em nenhum momento a força e a dedicação para fazermos com que nosso Município avance no caminho do desenvolvimento”, disse.

Ainda na abertura do evento, foi realizado um momento de ginástica laboral com a orientação de alunos do curso de Educação Física da Faculdade de Educação São Francisco – FAESF; em seguida, a sindicalista Ana Roberta discorreu sobre os direitos e deveres do servidor público, e o secretário Municipal de Planejamento proferiu a palestra motivacional “O mundo começa em cada um de nós”.

Continuar Lendo

Peritoró e Região

VEREADORA DONA LURDES APRESENTA PROJETO DE LEI EM RECONHECIMENTO AOS GARIS

Dona Lurdes, vereadora e presidente da Câmara, ainda apresentou um requerimento para a construção do mercado municipal.

Publicado

em

Por

Dona Lurdes, vereadora e presidente  da Câmara Municipal, apresentou Projeto de Lei instituindo no calendário oficial de eventos de Peritoró-MA, o Dia Municipal do Gari. Dona Lurdes  ressaltou que a homenagem visa reconhecer uma categoria poucas vezes reconhecida e que é essencial para toda cidade. Conforme a proposta, fica instituído o dia 16 de maio como Dia Municipal do Gari, em homenagem aos profissionais que atuam nos serviços de limpeza, conservação e coleta de lixo.

“A data comemorativa instituída por esta Lei integrará o calendário oficial de eventos do Município. Justifico a elaboração da presente propositura em razão de que os garis desempenham papel essencial para o bem-estar coletivo e saúde ambiental de uma cidade. Tais profissionais são responsáveis pela limpeza e conservação das ruas e demais locais públicos, deixando-as limpas e livres de todo o resíduo gerado naturalmente ou por ação do ser humano”. Enfatizou a vereadora.

Além disto, a presidente da Câmara solicita por meio do requerimento de número 046/2021, a construção de um mercado público municipal.

Com a construção os vendedores de carnes e legumes e outros seguimentos terão um local adequado para realizar suas vendas que trará inúmeros benefícios para a população, justificou a vereadora.

Continuar Lendo

Peritoró e Região

WALDYR COLLARES APRESENTA PROJETO DE LEI QUE PRIORIZA PROFESSORES NA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Waldyr Collares, professor e vereador, quer que profissionais da educação sejam inclusos como prioridade na vacinação contra a Covid-19.

Publicado

em

Por

O vereador e professor Waldyr Collares  apresentou um projeto de lei de número 007/2021 endereçado ao prefeito municipal  solicitando que todos os profissionais da educação da rede pública e privada  sejam incluídos no quadro de prioridades do plano de vacinação municipal. Veja o projeto no link abaixo

CamScanner 04-13-2021 10.04

“Entendemos que o retorno das aulas presenciais são essenciais para que os alunos possam de fato absorver o conhecimento e exercitarem o direito constitucional à educação”, justificou o parlamentar, adicionando que “o projeto não exige alteração no calendário para retirar as prioridades já elencadas no programa, mas sim incluir uma nova prioridade em vista da necessidade de manutenção da educação escolar presencial no município Peritoró”.

Além disto, o  parlamentar professor Waldyr Collares, apresentou um requerimento de número 044/2021, onde solicita a construção da estrada do Povoado São Bento do Luís Tito.

A  referida construção trará aos moradores vários benefícios, além de possibilitar segurança e rapidez para as pessoas que circulam pela a estrada citada, frisou o vereador.

O projeto e requerimento foram apresentados na tarde de segunda-feira, 12 de abril, na sétima sessão ordinária da Câmara de vereadores

Continuar Lendo

Peritoró e Região

VANESSA MURAD TÊM TRÊS PROJETOS DE LEIS APROVADOS E UM REQUERIMENTO

A vereadora Vanessa Murad teve dois projetos de leis aprovados e um requerimento aprovados na Câmara Municipal de Vereadores de Peritoró-MA.

Publicado

em

Por

Na tarde da última segunda-feira, 12 de abril, aconteceu a sétima sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Peritoró-MA. A vereadora Vanessa Murad apresentou um requerimento e dois projetos leis, ambos foram aprovados. 

Através do requerimento de número 043/2021, Vanessa Murad, requisita ao prefeito municipal a perfuração de um poço artesiano no Povoado Vila Mendes.

A edil justifica a perfuração dizendo que a fonte de água que o povoado possuem não é suficiente para suprir a necessidade diária, principalmente o cultivo de hortaliça e demais atividades, um novo poço, é uma nova vida para os moradores. Além disso, Vanessa Murad, teve dois projetos aprovados pela a Câmara, o projeto 003/2021, que trata do acesso gratuito de internet banda larga para professores e alunos.

A internet deve usada como uma ferramenta que irá dinamizar o ambiente escolar, alunos e professores terão mais um aliado na busca pelo o conhecimento, ela vai ser fundamental no ensino-aprendizagem, verbalizou a vereadora. 

O outro projeto aprovado, trata-se da divulgação dos medicamentos existentes no município, em outras palavras, o projeto prevê que o município divulgue para a comunidade os medicamentos que tem, assim como aqueles que estão em falta.

É fundamental a população saber quais as medicações o município dispõe para auxiliar no tratamento de uma possível doença, da mesma deve ficar informado das medicações que estão faltando, é um direito que a população tem, citou a edil. 

Acesse os três projetos nos links abaixo

PROJETO DE LEI Nº003 DE 29 DE MARÇO 2021

PROJETO DE 002 DE 29 DE MARÇO 2021 DISPOE SOBRE MEDICAMENTO

PROJETO DE LEI AUTORIZA USO DE TERRENO BALDIOS

dois foram aprovados na última segunda-feira, 12 de abril, e outro no  mês de março.

Continuar Lendo

Destaques da Semana