Peritoró está entre os 43 municípios que aderiram ao sistema de segurança alimentar e nutricional.

Peritoró e Região
Mais 43 municípios aderem ao sistema de segurança alimentar e nutricional
SISAN
Com a participação no Sisan, prefeituras se comprometem a instituir um conselho para discutir ações da área com a sociedade civil
 
Brasília – Mais 43 municípios brasileiros aderiram ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). As cidades estão localizadas nos estados da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais, do Paraná, Piauí e São Paulo. A inclusão foi formalizada em publicação do Diário Oficial da União de  segunda-feira (16).
 Com a participação, as prefeituras se comprometem a instituir um conselho para discutir todas as ações, planos e metas de segurança alimentar e nutricional com a sociedade civil. No plano, que deve ser elaborado no prazo de um ano, serão apresentados os programas existentes, com os objetivos e a previsão orçamentária para a agenda da área. O documento também vai possibilitar que seja feito o controle social das atividades pela população.
 “O Sisan é importante para garantir o direito à alimentação saudável. Os benefícios da adesão municipal são a promoção da cidadania, dignidade, saúde e qualidade de vida de seus cidadãos. A população precisa ter acesso a alimentos frescos, em quantidade adequada e da agricultura familiar”, destacou a coordenadora-substituta de Apoio à Implantação e Gestão ao Sisan do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ana Flávia Mello Souza.
 Ao todo, já são 276 municípios no Sisan, além dos 26 estados e do Distrito Federal. A previsão é de que 600 municípios integrem o sistema até 2019, conforme o Plano Plurianual (PPA). A adesão ao sistema facilita o acesso a recursos e programas federais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
 Peritoró-MA, é o decimo município maranhense que aderiu ao sistema de segurança alimentar e nutricional.
 
Municípios que aderiram ao Sisan
Estado
Município
Bahia
Coração de Maria
Bahia
Curaçá
Bahia
Itambé
Bahia
Juazeiro
Maranhão
Barra do Corda
Maranhão
Caixas
Maranhão
Codó
Maranhão
Fernando Falcão
Maranhão
Fortaleza dos Nogueiras
Maranhão
Jenipapo dos Vieiras
Maranhão
Mirado
Maranhão
Parnarama
Maranhão
Pastos Bons
Maranhão
Peritoró
Maranhão
Tufilândia
Maranhão
Vargem Grande
Maranhão
Água Branca
Maranhão
Bertonlínia
Maranhão
Passagem Franca
Maranhão
Santo Antônio dos Milagres
Minas Gerais
Juiz de Fora
Paraná
Altônia
Paraná
Alto Paraíso
Paraná
Borrazópolis
Paraná
Castro
Paraná
Cianorte
Paraná
Diamante do Oeste
Paraná
Guaporema
Paraná
Indianópolis
Paraná
Mamborê
Paraná
Manfrinópolis
Paraná
Marmeleiro
Paraná
Nova Aurora
Paraná
São Manoel do Paraná
Paraná
Palotina
Paraná
Pato Branco
Paraná
Perobal
Paraná
Rondon
Paraná
Sertanópolis
Paraná
Tapejara
Paraná
Terra Roxa
São Paulo
São Bernardo do Campo
São Paulo
Osasco
Sisan – Com o objetivo de assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), o Sisan coordena as ações públicas de segurança alimentar e nutricional, além de articular a integração entre os entes federados e a sociedade civil. O sistema também acompanha, monitora e avalia as atividades desenvolvidas.