Peritoró-MA: Amanhã acontece mais um mutirão do Glaucoma

Notícia Geral

Amanhã (6), acontece mais um Mutirão do Glaucoma no município de Peritoró-MA. A ação é uma das estratégias de fortalecimento da assistência em saúde, priorizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Consultas, exames e a entrega de colírio, nos casos diagnosticados de glaucoma, são disponibilizados no mutirão. Após estes procedimentos básicos, caso haja confirmação da doença, o paciente é encaminhado ao tratamento. Para ser atendido é preciso apresentar cópia de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço.

A ação de caráter preventivo permite a detecção precoce da doença, o que contribuiu para o tratamento mais rápido e adequado, evitando a perda da visão. Considerada uma doença silenciosa e assintomática, o glaucoma causa danos ao nervo óptico, geralmente por causa do aumento da pressão.

O mutirão em parceria com a prefeitura municipal acontece domingo  (06) no de Posto de Saúde Nossa Senhora das Graças e do Bom Caminho na sede do município. 

ATENÇÃO PARA OS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO PARA O PRIMEIRO DIAGNÓSTICO. ( GRUPO DE RISCO).

Pacientes acima dos 40 anos ;

Pio maior que 21 mmhg;

Escavação do nervo óptico aumentada;

Etnia negra e amarela;

História familiar da doença;

Miopia e Hipermetropia;

Diabete tipo 2.