Peritoró-MA: Prefeitura realiza mutirão do Glaucoma com mais de 100 atendimentos

Peritoró e Região Saúde

A Prefeitura de Peritoró-MA, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais um Mutirão do Glaucoma em parceria com o  Governo do Estado. A ação oftalmológica aconteceu no Centro Municipal de Saúde no  domingo (20). Os pacientes fizeram exames para verificar a pressão e o fundo dos olhos.

Pacientes

Foram atendidos 117 pacientes, ás pessoas  que era diagnosticada com glaucoma, a equipe do mutirão  entregava colírios gratuitamente, dando início imediato ao tratamento.

Pacientes recebendo colírio nos olhos

GLAUCOMA

O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento do glaucoma, não existindo, contudo, uma relação direta entre um determinado valor da pressão intraocular e o aparecimento da doença. Ou seja, enquanto uma pessoa pode desenvolver danos no nervo com pressões relativamente baixas, outra pode ter pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões

Luiz Carlos Luz, diretor do centro de saúde junto com sua equipe