Connect with us
Hora

Polícia

PF combate tráfico de pessoas; 28 maranhenses eram escravizados em Santa Catarina

A Polícia Federal no Estado do Maranhão, em cooperação com a Delegacia de Polícia Federal em Lages/SC, deflagra na manhã de sexta- feira (07) a operação “FINITA SERVUS”,

Publicado

em

A Polícia Federal no Estado do Maranhão, em cooperação com a Delegacia de Polícia Federal em Lages/SC, deflagra na manhã de sexta- feira (07) a operação “FINITA SERVUS”, em combate ao tráfico de pessoas e a consequente submissão destas a condição análoga à de escravo, com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal após representação da autoridade policial, sendo dois no município de Santa Inês, um em Centro Novo do Maranhão, e dois em São Joaquim, Santa Catarina.

Foto Reprodução: PF

Foto Reprodução: PF

Trata-se da investigação do tráfico de pessoas em que trabalhadores oriundos do Estado do Maranhão são aliciados, mediante fraude e abuso da condição de vulnerabilidade das vítimas, com a promessa de trabalho, alojamento e alimentação pagos pela empresa contratante, e levados ao Estado de Santa Catarina. Ao chegarem no destino, descobrem que foram enganados, sendo ainda obrigados a residir em alojamentos abarrotados, sem condições mínimas de viver com dignidade, bem como, têm parte de seu salário e documentos retidos pelos empregadores com a justificativa de pagamento pelas despesas do período, caracterizando, assim, a tráfico de pessoas com a elementar de redução a condição análoga à de escravo.

Ao todo, 28 trabalhadores foram alvo do crime e conseguiram deixar o local onde viviam como escravos em Santa Catarina e retornaram ao Maranhão.

eram escravizados em Santa Catarina

eram escravizados em Santa Catarina

Os investigados poderão responder por crimes de reduzir alguém a condição análoga à de escravo (Art. 149 do CPB) e de tráfico de pessoas (Art. 149-A, II do CPB), dentre outros, podendo as penas somadas chegarem a 16 anos de reclusão e multa.

PF

PF

A operação foi denominada FINITA SERVUS, termo oriundo do Latim utilizado no Império Romano indicando o fim da escravidão.

Polícia

Polícia Militar prende três assaltantes e recupera dois veículos roubados em Caxias-MA

Os indivíduos possuem antecedentes criminais e foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Caxias para providências cabíveis.

Publicado

em

Por

Na tarde de quinta-feira (17), a Polícia Militar foi informada do roubo de um automóvel Fiat Strada, cor vermelha, ocorrido no Residencial Eugênio Coutinho, em Caxias-MA e que os indivíduos empreenderam fuga sentido Timon-MA.

Os policiais realizaram diligências e localizaram o automóvel em posse de três homens em uma estrada vicinal, no Povoado Shalom, zona rural de Caxias.

Foi encontrado com o trio, além do automóvel roubado, (01) uma motocicleta Honda Bros 125 ES, cor vermelha, com registro de roubo, 01 (uma) arma de fogo, tipo pistola, com numeração suprimida e carregador contendo 13 (treze) munições intactas, a quantia de R$ 1.275,00 em espécie e um cheque no valor de R$ 2.236,00.

Os indivíduos possuem antecedentes criminais por outros delitos e foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Caxias para as providências cabíveis.

“A Polícia Militar contabiliza 165 (cento e sessenta e cinco) veículos recuperados em 2021 e 132 (cento e trinta e duas) armas de fogo apreendidas na área do 2º BPM,” afirmou o Major Ricardo Almeida de Carvalho, Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar.

*POLÍCIA MILITAR: GUARDIÃ DA SOCIEDADE.*

*ASSECOM/2º BPM*

Continuar Lendo

Polícia

Dois suspeitos de assalto armados são presos por um Policial Militar de folga

A prisão foi feita em Peritoró, o PM mora na cidade de Coroatá e trabalha em Peritoró, o mesmo visualizou os conduzidos em atitude suspeita, onde de imediato, se identificando como policial, solicitou que os mesmos parassem para uma abordagem.

Publicado

em

Por

Presos em flagrante Manoel Rodrigues da Silva Filho e Carlos Eduardo de Sousa Ferreira, os mesmos no dia (17), por volta das 09:30min da manhã, na Ma-020, km-36, segundo informações advindas da vítima, Antonio Francisco Oliveira dos Santos, portavam armas de fogo e efetuaram um assalto na cidade de Peritoró, tomando da vítima uma motocicleta honda titan ks 150, ano 2005, placa “hpw -2i89”, preta, um aparelho celular dentre outros pertences e por conseguinte seguido em direção a Coroatá. A guarnição, juntamente com a vítima, fez diligência nos povoados as margens da Ma-20, até próximo do povoado Vila Sete de Setembro, para obter informações sobre os indivíduos, durante todo o dia e noite, pois os conduzidos estavam escondidos no matagal, para roubar mais uma motocicleta, sendo que no período da tarde, houveram denúncias de que os mesmos efetuaram disparos de arma de fogo, no povoado barro, as margens da rodovia MA-020. A guarnição fez novamente buscas, mas sem êxito em captura-los.

Hoje, sexta-feira (18), por volta das 07 h, o Policial Militar, Sd PM F. Cardoso que encontrava-se de folga e estava passando pelo local, visualizou os conduzidos em atitude suspeita, onde de imediato, se identificando como policial, solicitou que os mesmos parassem para uma abordagem. Os conduzidos tentaram reagir a abordagem, mas o Sd PM F. Cardoso, em atitude enérgica frente a dois indivíduos que estavam em número superior e com elevada periculosidade mencionada no início desse histórico, conseguiu, sozinho, imobiliza-los, e fez a revista pessoal neles. Quando abordando o primeiro indivíduo encontrou uma arma de fogo com cartuchos intactos e outros deflagrados, e logo em seguida ao abordar o outro, um celular e um documento de motocicleta dentro de uma mochila. Logo de imediato o Sd PM F. Cardoso solicitou o apoio da guarnição de Peritoró, que de pronto atendeu ao chamado, chegando no local, constatando a veracidade dos fatos.

Os conduzidos foram entregues para a delegacia de Polícia Civil para serem tomadas as medidas cabíveis

2 CIA/24 BPM – Resguardando a Segurança do cidadão Peritoroense.

ASCOM 24°BPM

Continuar Lendo

Polícia

Preso pela Polícia, homem que estuprou a filha por 10 anos em Pedro do Rosário

A prisão teve como base os relatos da própria vítima que procurou a Polícia.

Publicado

em

Por

Na manhã desta quinta-feira(10), a Polícia Civil do maranhão, prendeu um homem pela prática dos crimes de estupro e estupro de vulnerável cometidos contra a própria filha, uma adolescente de 16 anos de idade na cidade de Pedro do Rosário.

A prisão teve como base os relatos da própria vítima que procurou a Polícia afirmando que seu pai mantinha relação sexual com ela desde seus 6 anos de idade, fatos que perduraram até os dias atuais.

A vítima tentou por duas vezes fugir de casa para escapar dos abusos, contudo nas duas vezes o autor a obrigou a retornar para a residência. Após a segunda tentativa de fuga, a vítima procurou a Delegacia Especial da Mulher de Pinheiro e delatou os fatos criminosos, resultando, após investigações, na prisão do autor.

Fonte Neto Weba

Continuar Lendo

Destaques da Semana