PF já pediu prisão de Aluísio Mendes e Fernando Sarney; veja o inquérito

Polícia

O fato não é novo, mas é interessante para que as pessoas saibam o que ocorreu na período da Operação Boi Barrica, da Polícia Federal, em que envolveu o empresário Fernando Sarney, filho do ex-presidente José Sarney, e o hoje deputado federal Aluísio Mendes (PODE-MA).

Aluísio Mendes ao lado de Fernando Sarney.
Aluísio Mendes ao lado de Fernando Sarney

 

Na época, Aluísio e Fernando foram apontados como figuras centrais do inquérito da PF. O Blog do Neto Ferreira teve acesso a toda essa documentação.

A Polícia Federal chegou a pedir prisão preventiva dos dois, conforme mostra trecho do inquérito abaixo. Fernando Sarney foi acusado de lavagem de dinheiro, corrupção e outros crimes. Já Aluísio Mendes foi acusado de vazar informações e prejudicar a operação para beneficiar a família Sarney.

Agente federal licenciado, Aluísio era nessa época um mero segurança particular do ex-presidente Sarney. Após o escândalo da operação, ele assumiu a Secretaria de Segurança Pública do governo Roseana Sarney, como uma especia de moeda de troca.

No inquérito, há várias gravações autorizadas pela Justiça, de conversas em que mostra claramente Aluísio Mendes alertando Fernando Sarney sobre a investigação sigilosa. O deputado chega a dizer que os federais estão seguindo o motorista do filho de Sarney.

Por conta disso, a PF pediu a prisão preventiva de Aluísio (por vazar informação) e Fernando, era apontado como o líder da organização criminosa (ORCRIM). Se fosse hoje com o forte movimento da Lava Jato, os dois já estariam na cadeia.

 

Fonte: Blog do Neto Ferreira