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Educação

PREFEITO DE PERITORÓ ASSINA COM SEBRAE TERMO DE ADESÃO AO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

O objetivo é promover a capacitação da rede municipal de ensino, sobre educação empreendedora.

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O prefeito de Peritoró, Dr. Júnior, assinou nesta terça-feira (18) o termo de adesão ao Programa Nacional de Educação Empreendedora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/MA, cujo objetivo é tornar a educação empreendedora acessível a todos os estudantes, da Educação Básica ao Ensino Profissionalizante. Na ocasião estavam presentes o secretário municipal de Educação, Professor Jhonadison, a agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Peritoró, Ritiely Lima, e o analista técnico do SEBRAE, Carlos Augusto.

O programa tem a missão de ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo, as competências e a cultura empreendedora na educação formal, contribuindo na melhoria da qualidade da educação brasileira com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Por meio desta adesão, o SEBRAE disponibilizará o conteúdo necessário para a execução do Programa, reunido em um portfólio de soluções, nas modalidades presencial, à distância e híbrida de ensino e autoriza a utilização dos conteúdos disponibilizados no Programa, para a finalidade de atendimento de professores e/ou estudantes com soluções de educação empreendedora.

“É mais um momento fundamental para a educação de Peritoró. Parceria forte entre o município e o SEBRAE. E hoje estamos trazendo mais uma boa notícia, que é a adesão ao Programa Educação Empreendedora. Nosso objetivo é tornar discussões em torno do empreendedorismo mais acessível nas escolas e instituições de ensino, promovendo a consciência e o comportamento voltados para projetos de vida e não apenas como ferramenta para criação de negócios. Obrigado ao SEBRAE, por esta importante parceria, principalmente porque ela torna nossos jovens peças fundamentais para transformação de sua realidade, e das suas comunidades. Parabéns a toda nossa equipe da secretaria de educação pelo trabalho que está sendo desenvolvido em nosso município”, declarou o prefeito Dr. Júnior

Asscom – PMP

Educação

PREFEITURA REALIZA 1° ENCONTRO DO 1° MÓDULO DO CICLO FORMATIVO MUNICIPAL

Prefeitura de Lima Campos-MA, realiza 1° Encontro do primeiro módulo do Ciclo Formativo Municipal do Pacto pela Aprendizagem-Eixo Alfabetização

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PREFEITURA REALIZA 1° ENCONTRO DO 1° MÓDULO DO CICLO FORMATIVO MUNICIPAL

Nos dias  26 e 27 de abril, a prefeitura de Lima Campos-MA, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o primeiro  encontro do primeiro módulo do Ciclo Formativo Municipal do Pacto pela Aprendizagem-Eixo Alfabetização.

O referido programa é uma ação da Programa Educacional “Escola Digna” do governo do Estado em parceria com o municúpio destinado aos Gestores, e professores do 1°ao 3° ano do Ensino Fundamental.

O encontro aconteceu no auditório da Escola Arthur Azevedo nos horários matutino véspertino.

O 1° Módulo Formativo  tendo como o público alvo gestores e professores, 17 gestores e 42 professores participaram do encontro.

O tema do módulo foi “Eixo Alfabetização”  ministrado pelas professoras formadoras Débora Regina Oliveira Cruz Sousa, Articuladora Pedagógica Regional, Aristânia Freita Silva Mota, Articuladora Pedagógica Municipal, Cláudia Rejane Lima Oliveira, articuladora Pedagógica Municipal.

O encontro contou com a participação de Francisca Kyara de Abreu Santos Alves, secretária municipal de Educação. 

 

Com o objetivo de compreender o processo de ensino aprendizagem da linguagem escrita no ciclo da alfabetização, considerando os documentos orientadores curriculares vigentes, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica – DCNE, Documento Curricular do Território Maranhense – DCTMA, e o Currículo de Referencial Municipal de Lima Campos. 

Além de discutir possibilidades de organização didática do trabalho para o ensino e aprendizagem da linguagem  escrita que considerem as necessidades reais de expressão e que façam sentido para as crianças. 

Vale ressaltar que os participantes da Formação, se tornarão multiplicadores, e toda a formação recebida será  repassada para os professores da rede de ensino que atuam no ciclo de Alfabetização de 1° ao 3° Ano do Ensino Fundamental. 

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Educação

Professores participam do II Encontro de Formação do Programa Educação em Tempo Integral em Peritoró

O objetivo é ampliar tempos, espaços escolares e oportunidades de aprendizagem, visando à formação integral das crianças matriculadas nas instituições de ensino da rede pública municipal.

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A prefeitura de Peritoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu esta semana o II Encontro de Formação do Programa Educação em Tempo Integral. O programa irá contemplar oito escolas do município, do 1º ao 5º ano, com atividades extracurriculares, como música, dança e teatro, além de reforço para língua portuguesa e matemática. O objetivo é ampliar tempos, espaços escolares e oportunidades de aprendizagem, visando à formação integral das crianças matriculadas nas instituições de ensino da rede pública municipal.

“Hoje estamos realizando a formação com os coordenadores do programa e com professores, para capacitá-los para trabalhar em tempo integral com as crianças. O prefeito Dr. Júnior fez toda questão de implementar esse programa, para trabalharmos em tempo integral, pois essas crianças precisam muito de nossa atenção e de uma educação significativa”, explicou Solange Sena, superintendente pedagógica da Secretaria de Educação de Peritoró.

Nota: Asscom – PMP

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Educação

UM LEGADO DEIXADO POR FELIPE CAMARÃO – Escola Digna é destaque em reunião de Conselho Nacional de Secretários de Educação

A premiação ocorreu em seis categorias e a gestora maranhense foi convidada para fazer a entrega do prêmio aos três primeiros colocados na categoria radiojornalismo.

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A continuidade e o fortalecimento do Programa Escola Digna e do Pacto pela Aprendizagem com municípios, bem como as perspectivas de mais avanços educacionais no estado do Maranhão, foram destaque na Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que ocorreu na segunda-feira (18), em Brasília.

As ações da política educacional Escola Digna, empreendidas pelo Governo do Maranhão, e que alavancaram a melhoria dos índices maranhenses, foram pontuadas pela secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira, durante sua apresentação como nova gestora da pasta no estado, ao colegiado de secretários.

“Estou sucedendo o secretário Felipe Camarão, que fez um trabalho memorável, juntamente com o ex-governador Flávio Dino, realizador de um emblemático e histórico governo no Maranhão. O governador Carlos Brandão, ao assumir o cargo no último dia 2, reiterou a Educação como política pública prioritária, com a continuidade do Programa Escola Digna, um programa que começou eliminando as escolas de taipa e, depois, se tornou em uma política pública com o olhar para dentro das escolas, valorizando as pessoas”, enfatizou a secretária.

Leuzinete Pereira ressaltou o papel do Pacto pela Aprendizagem firmado entre o Estado e municípios maranhenses. “Fizemos um pacto com os municípios, pois temos quase 2 milhões de estudantes em todo o estado matriculados na Educação Básica, mais de 70% deles estão nas redes municipais. É preciso olhar para os territórios nos quais as pessoas vivem. Nosso esforço, agora, é para nos irmanar com os municípios para ajudá-los, apoiá-los tecnicamente, para que possamos fazer, de fato, um pacto, sobretudo, nesse momento de pós-pandemia, em que as taxas de abandono, de repetência, e os indicadores se tornaram mais desafiadores”, detalhou.

A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc) integra o grupo de sete pastas de Educação, entre os estados brasileiros, que receberam novos gestores neste mês de abril.

Prêmio de Jornalismo Paulo Freire

Ainda em Brasília, a secretária Leuzinete Pereira participou da solenidade de entrega do Prêmio Paulo Freire de Jornalismo de Educação, promovido pelo Consed e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que escolheu as melhores produções jornalísticas com o tema “Educação pública na pandemia: inovação para manter a aprendizagem e o vínculo do aluno nas escolas das redes estaduais”.

A premiação ocorreu em seis categorias e a gestora maranhense foi convidada para fazer a entrega do prêmio aos três primeiros colocados na categoria radiojornalismo.

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