PREFEITURA DE PERITORÓ PROMOVERÁ O MUTIRÃO DO GLAUCOMA NA SEXTA-FEIRA (14)

Saúde

A Prefeitura Municipal de Peritoró-MA,  através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, realizará na próxima sexta-feira, 14 de janeiro, o Mutirão do Glaucoma

O publico alvo são os pacientes a partir dos quarenta anos de idade, diabéticos, hipertensos, pressão intra-ocular elevada, pacientes com miopia elevada e pessoas com casos de glaucoma familiar.

Para serem atendidos os seguintes documentos são necessários; xerox da identidade, cartão do Sistema Único de Saúde-SUS, e comprovante de residência. É importante que os paciente cheguem 1h antes de iniciar os atendimentos para pegar a senha

Os atendimentos serão feitos no Centro de Saúde Nossa Senhora das Graças e do Bom Caminho, que fica localizado no centro da cidade, a partir das 14h. 

O que é o glaucoma:

O glaucoma é uma degradação do nervo óptico, normalmente associada ao aumento da pressão intraocular (pressão dentro do olho). Há, porém, casos de pessoas com pressão ocular normal que podem ter glaucoma.

O nervo óptico é responsável por captar as informações que enxergamos e transmiti-las ao cérebro. Quando o glaucoma afeta essas fibras nervosas, elas morrem gradualmente, podendo resultar na perda total da visão.

Geralmente essa degradação acontece em razão do aumento da pressão intraocular, causada por alteração no fluxo de produção e no escoamento do humor aquoso (líquido que preenche parte do olho).