PREFEITURA REALIZA 1° ENCONTRO DO 1° MÓDULO DO CICLO FORMATIVO MUNICIPAL

PREFEITURA REALIZA 1° ENCONTRO DO 1° MÓDULO DO CICLO FORMATIVO MUNICIPAL

Educação

Nos dias  26 e 27 de abril, a prefeitura de Lima Campos-MA, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o primeiro  encontro do primeiro módulo do Ciclo Formativo Municipal do Pacto pela Aprendizagem-Eixo Alfabetização.

O referido programa é uma ação da Programa Educacional “Escola Digna” do governo do Estado em parceria com o municúpio destinado aos Gestores, e professores do 1°ao 3° ano do Ensino Fundamental.

O encontro aconteceu no auditório da Escola Arthur Azevedo nos horários matutino véspertino.

O 1° Módulo Formativo  tendo como o público alvo gestores e professores, 17 gestores e 42 professores participaram do encontro.

O tema do módulo foi “Eixo Alfabetização”  ministrado pelas professoras formadoras Débora Regina Oliveira Cruz Sousa, Articuladora Pedagógica Regional, Aristânia Freita Silva Mota, Articuladora Pedagógica Municipal, Cláudia Rejane Lima Oliveira, articuladora Pedagógica Municipal.

O encontro contou com a participação de Francisca Kyara de Abreu Santos Alves, secretária municipal de Educação. 

 

Com o objetivo de compreender o processo de ensino aprendizagem da linguagem escrita no ciclo da alfabetização, considerando os documentos orientadores curriculares vigentes, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica – DCNE, Documento Curricular do Território Maranhense – DCTMA, e o Currículo de Referencial Municipal de Lima Campos. 

Além de discutir possibilidades de organização didática do trabalho para o ensino e aprendizagem da linguagem  escrita que considerem as necessidades reais de expressão e que façam sentido para as crianças. 

Vale ressaltar que os participantes da Formação, se tornarão multiplicadores, e toda a formação recebida será  repassada para os professores da rede de ensino que atuam no ciclo de Alfabetização de 1° ao 3° Ano do Ensino Fundamental.