PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE PEDREIRAS PARTICIPARAM DE TREINAMENTO EM SÃO LUÍS

Peritoró e Região

Para ampliar a oferta de medicamentos e serviços, a Prefeitura de Pedreiras enviou para treinamento para implantação da Profilaxia Pós-Exposiçao (PEP) ao vírus HIV e Hepatite B, o farmacêutico-bioquímico Diogo Moraes e a enfermeira Ariane Carvalho. A capacitação foi realizada em São Luis, pela Secretaria de Estado da Saúde, através do Departamento Estadual de HIV e Hepatites Virais. 

A PEP é uma medida de prevenção de infecção, que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco em situações de exposição ao vírus. A exposição pode ser desde um acidente de trabalho com material perfurocortante, bem como uma relação desprotegida com alguém que se desconfia ter o vírus HIV ou até mesmo um caso de estupro onde não foi possível testar o agressor.

De acordo com o farmacêutico-bioquímico do município, Diogo Moraes, “A PEP já tem sido ofertada no município através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), e este treinamento foi importante para que pudéssemos nos atualizar e firmar um compromisso com o Estado para que haja envio de mais medicamentos e assim possamos a ampliar a oferta da PEP, inclusive através do Hospital Geral de Pedreiras”, observou o profissional de saúde.