Projeto de Álvaro Dias torna inelegíveis Roseana, Roberto Rocha, Gil Cutrim e outros parentes de membros do TCE

Notícia Geral
Plenário do TCE-MA formado por parentes de detentores de cargos elegíveis

Se aprovado pelo Congresso Nacional e for transformado em lei, o projeto do senador Álvaro Dias (Pode-PR), que torna inelegíveis cônjuges e parentes, até o terceiro grau, de ministros ou conselheiros dos Tribunais de Contas e de membros do Ministério Público de Contas, pode fazer um estrago danado na política maranhense, onde diversos parentes de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) são detentores de cargos públicos elegíveis.

Edmar Cutrim (ex-presidente do TCE) com os filhos Gil Cutrim (E), ex-prefeito de São José de Ribamar, e Glauber Cutrim, deputado estadual
Para que se tenha ideia, no Maranhão esta lei atingiria de cheio o senador Roberto Rocha (PSB), a ex-governadora Roseana Sarney, o deputado Sarney Filho (ministro de Meio Ambiente), o deputado Glauber Cutrim, que são, assim como outros políticos, parentes de conselheiros da Corte de Contas, e se ela tivesse em vigor há mais tempo Jackson Lago não poderia ser prefeito nem governador; Wagner Lago, deputado; Gil Cutrim, Helena Pavão e Luiz Rocha Filho, prefeitos; e muitos outros.
O senador Alvaro Dias (Pode-PR), autor do projeto, diz que o objetivo é “prestigiar a moralidade administrativa e a igualdade entre os candidatos”. Ele chamou atenção para o desequilíbrio no processo eleitoral diante da responsabilidade fiscalizadora dos Tribunais de Contas. Leia reportagem em Maranhão Hoje.
Veja na composição do Tribunal de Contas do Estado os conselheiros e seus parentes políticos:
  • Edmar Cutrim – Pai do ex-prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar) e do deputado Glauber Cutrim.
  • Nonato Lago – Irmão de Zeluis Lago (que foi candidato a governador em 2014), do ex-governador e ex-prefeito da capital Jackson Lago e dos ex-deputados Wagner e Bete Lago.
  • Jorge Pavão – Ex-deputado estadual e marido de Helena Pavão, ex-prefeita de Santa Helena
  • Raimundo Oliveira – Tio do senador Roberto Rocha e do ex-prefeito de Balsas Luiz Rocha Filho
  • Álvaro César Ferreira – Irmão do prefeito de Barreirinhas, Albérico Filho, e primo a ex-governadora Roseana Sarney e do deputado Sarney Filho (ministro do Meio Ambiente).
  • Washington Oliveira – Ex-deputado federal e ex-vice-governador do Estado.
  • José Caldas Furtado – Único concursado, mas parente de políticos em Brejo.
  • Fonte: Blog do Aquiles Emir