Foi sancionada pelo prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr. (PDT), a lei n° 6.734/2020 de autoria do vereador Umbelino Junior (PRTB)

Sancionada Lei de Umbelino Junior que previne acidentes com fiações elétricas

Política
Foi sancionada pelo prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr. (PDT), a lei n° 6.734/2020 de autoria do vereador Umbelino Junior (PRTB) que prevê o alinhamento de fios e que sejam retirados os cabos que não estão sendo mais utilizados ou que estejam desordenados nos postes de energia elétrica.

O projeto foi aprovado em março deste ano por unanimidade na Câmara Municipal de São Luís.

“Nossa lei tem como objetivo evitar acidentes em vias públicas. Infelizmente, é muito comum observarmos em ruas e avenidas, fios expostos e sem proteção e precisamos cobrar das empresas responsáveis pelos serviços”, observou Umbelino.

LEI:

Segundo a lei, a concessionária de energia elétrica, ficará obrigada a realizar o alinhamento de fios, retirar a estrutura não utilizada, notificar as empresas que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos e ainda deverá fazer a manutenção ou substituição de poste quando for necessário.

As fiações deverão ser identificadas e instaladas separadamente com o nome do ocupante. Já nas ruas arborizadas, os fios condutores de energia elétrica e telefônicos, dentre outros, deverão ser estendidos às distâncias razoáveis das árvores.

PENALIDADES:

Em caso de descumprimento, será aplicada uma multa e após o projeto ser sancionado, será dado um prazo de dois anos para implementação total do que determina a lei.