Connect with us
Hora

Governo do Estado do Maranhão

Secretário nega risco de rebelião em Pedrinhas

Publicado

em

O secretário de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão, Murilo Andrade, afirmou que o risco de rebeliões no Complexo de Pedrinhas, em São Luís, é muito pequeno ou talvez até nulo; Luis Antônio Pedrosa, que integra a Sociedade Maranhense de Defesa dos Direitos Humanos, questionou a versão do secretário, ao afirmar que o sistema prisional de Pedrinhas enfrenta uma situação tensa desde as eleições do ano passado

O secretário de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão, Murilo Andrade, afirmou que o risco de rebeliões no Complexo de Pedrinhas, em São Luís, é muito pequeno ou talvez até nulo. Ao programa Ponto e Virgula, da Rádio Difusora FM, o titular da pasta disse que a mudança de realidade no sistema carcerário maranhense aconteceu por conta de ações centradas em quatro eixos: reorganização administrativa, segurança, infraestrutura e humanização da pena e que o déficit de vagas no sistema penitenciário maranhense que é o menor do País deve ser reduzido ainda mais com a construção de novas unidades prisionais.

As deficiências no Complexo de Pedrinhas ganharam repercussão nacional e internacional nos últimos anos. Em 2013, 60 presos foram assassinados no local e 17 em 2014 – nos dois anos seguintes foram oito mortes.

Luis Antônio Pedrosa, que integra a Sociedade Maranhense de Defesa dos Direitos Humanos, questionou a versão do secretário, ao afirmar que o sistema prisional de Pedrinhas enfrenta uma situação tensa desde as eleições do ano passado. Segundo Pedrosa, não se pode considerar risco pequeno ou quase neutro, de problemas como rebeliões em um sistema penitenciário onde facções emitem ordem de ataques inclusive a escolas.

“Fora a questão das facções que controlam os presídios, temos o problema da superlotação e das constantes denuncias de maus tratos”, comenta Pedrosa.

Esta semana representantes do poder judiciário, do Ministério Público e do governo do Estado participaram de uma reunião para avaliar o atual estágio do sistema carcerário maranhense.

Fonte: Brasil 247

Continuar Lendo

Governo do Estado do Maranhão

FLÁVIO DINO: “SÓ SE FAZ JUSTIÇA COM A EDUCAÇÃO”

Publicado

em

Por

Continuar Lendo

Governo do Estado do Maranhão

Técnicos da Agerp recebem capacitação para atuar na Cadeia Produtiva de Feijão Caupi

Publicado

em

Por

O Governo do Estado, por meio do Sistema de Agricultura Familiar, composto pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA), realizou para técnicos da Agerp, nos dias 13 e 15, em Pedreiras, uma capacitação sobre a Cadeia Produtiva do Feijão Caupi.

A capacitação contou com o acompanhamento da equipe técnica do Sistema SAF, que ministrou o curso para 20 técnicos das regionais da Agerp de Bacabal, Presidente Dutra e Pedreiras. O objetivo dessa ação é qualificar os profissionais de assistência técnica na transferência de tecnologia de inoculação de feijão-caupi, cultura tradicional da agricultura familiar no estado e um dos principais componentes da dieta alimentar nas regiões Nordeste e Norte do Brasil, com adoção da fixação biológica de nitrogênio (FBN), que é uma alternativa tecnológica para o aumento da produtividade e diminuição dos Gases de Efeito Estufa (GEE), garantindo o fortalecimento da produção agrícola das famílias rurais maranhenses.

O secretário da SAF, Adelmo Soares, aponta para a importância do conhecimento como instrumento de mudança. “A chave para o desenvolvimento é o conhecimento. Se o Estado entra com a regularização das terras pelo Iterma, órgão também recuperado pelo governador Flavio Dino, com assistência técnica pela Agerp e o fomento estadual ou federal, garantindo a produção, temos desenhado um dos principais caminhos para o desenvolvimento do nosso estado. Então, nós acreditamos muito no conhecimento e no trabalho realizado pelos técnicos como base para o crescimento do Maranhão”, afirmou o secretário.

O presidente da Agerp, Júlio Cesar Mendonça ressalta a importância da Agerp neste processo. “A Agerp vem dando continuidade a um trabalho diferenciado, levando inovação e desenvolvimento para o campo, com as cadeias produtivas que coordenamos. Com o início das capacitações e a difusão de conhecimento para os nossos técnicos, vamos proporcionar a transferência de tecnologia para o agricultor e a agricultora familiar, alavancando a produtividade e dando um salto na melhora da qualidade de vida das famílias.”

“É gratificante saber que a partir deste processo de conhecimento e acesso a essas novas tecnologias, poderemos contribuir para uma mudança efetiva na vida de milhares de agricultores familiares, sendo possível também, proporcionar um desenvolvimento sustentável no nosso Estado”, disse o técnico da regional da Agerp de Pedreiras, José Raimundo Maia.

Para Luciana Coutinho, coordenadora de formação e capacitação da Agerp, com os cursos, os técnicos vão oferecer as famílias rurais uma assistência técnica continuada e de qualidade. “Com as capacitações das Cadeias Produtivas, que serão realizadas ate setembro deste ano, vamos garantir processo de atualização de conhecimento dos técnicos, que atuarão como um multiplicadores em campo, reforçando a imagem deste agente de transformação da realidade de diversas famílias rurais”, frisou a coordenadora.

As capacitações terão continuidade com os cursos de capacitação da Cadeia Produtiva de Ovinocaprino, nos dias 16 e 17 e Mandioca, entre 21 e 23, para os técnicos da regional da Agerp de Chapadinha.

Cadeia produtiva do feijão Caupi.

A Cadeia Produtiva do Feijão Caupi beneficiará 300 famílias, que receberão fomento no valor de R$ 2.700, distribuídas nos municípios: Bernardo do Mearim, Esperantinópolis, Igarapé grande, Lima Campos, Pedreiras, Poção de Pedras, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto e Trizidela do Vale, Joselândia, Santo Antônio dos Lopes, São Luís Gonzaga do Maranhão, Lago da Pedra, Lago do Junco e Lago dos Rodrigues e Capinzal.

Mais produção

O ‘Mais Produção’ integra parte das estratégias do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (Sepab) e é voltado para o fortalecimento da produção agropecuária no estado.

O programa define 10 cadeias produtivas prioritárias (feijão, arroz, mandioca, carne e couro, ovinocaprinocultura, leite, avicultura – caipira e industrial, piscicultura, hortifruticultura e mel) a serem trabalhadas com foco no abastecimento do estado e na busca pela autossuficiência. O Sistema Saf é responsável pela coordenação das cadeias Ovinocaprino, Aves Caipira, Mel, Feijão Caupi, Hortifruti (Abacaxi Turiaçu), Hortifruti (Caju Delta) e Mandioca.

Fonte: Agerp

Continuar Lendo

Governo do Estado do Maranhão

GOVERNADOR ENTREGA EQUIPAMENTOS PARA FORTALECER PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA

Publicado

em

Por

Os equipamentos, adquiridos por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, beneficiarão 55 municípios do estado. A entrega será feita pelo governador Flávio Dino, na manhã desta segunda-feira(6), em solenidade no Palácio Henrique de La Rocque. Serão entregues patrulhas agrícolas, plantadeiras, caminhão para transporte de hortifrutis, caminhão tanque de resfriamento de leite e kits de irrigação

O governador Flávio Dino realiza, nesta segunda-feira (6), a partir das 8h30, no Palácio Henrique de La Rocque, a entrega de equipamentos para incentivo à produção agropecuária em 55 municípios do estado, adquiridos por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima). O

s implementos estão ligados a programas como o ‘Mais Produção’, ‘Agropolos’ e ‘Salangô’, além de equipamentos adquiridos por meio de emendas parlamentares dos deputados federais Zé Carlos do PT e Juscelino Resende, e dos deputados estaduais Valéria Macedo, Hemetério Weba e Bira do Pindaré.

Serão entregues patrulhas agrícolas, plantadeiras, caminhão para transporte de hortifrutis, caminhão tanque de resfriamento de leite e kits de irrigação.

Será realizado ainda o início oficial da entrega de sementes de feijão do Programa Mais Sementes.

 
 
 Fonte: Brasil 247

 

Continuar Lendo

Destaques da Semana