Cléber Verde e seus pais

SSP apresenta ‘versão oficial’ que desmente informações de fontes fidedignas sobre morte dos pais do deputado Cléber Verde

Polícia

Depois de várias informações equivocadas de fontes oficiais, que induziram a erros, nas últimas 24 horas, vários veículos da mídia eletrônica, inclusive O INFORMANTE, a Secretaria da Segurança Pública, por meio do secretário Jefferson Portela, do comandante da Polícia Militar, Cel. Pedro Ribeiro; do delegado geral de Polícia Civil, Leonardo Diniz, e do perito geral da Perícia Oficial do Estado, Miguel Alves, apresentou a ‘versão oficial’ para o assassinato do casal Maria da Graça Cordeiro Mendes-Jesuíno Cordeiro Mendes, pais do deputado federal Cleber Verde (Republicanos), registrado no final da tarde dessa terça-feira, no povoado Limão, no município de Turiaçu.

De acordo com a ‘versão oficial’, que desmente as próprias informações equivocadas passadas por fontes da SSP, da Polícia Militar e do governo, nenhuma das pessoas apresentadas como suspeitas do crime foi presa nem o caseiro demitido há um mês por Jesuíno e Maria da Graça teve algo a ver com o duplo crime, conforme publicou O INFORMANTE, induzido ao erro, na tarde desta quarta-feira, 15.

Logo ao amanhecer de hoje, fonte fidedigna da Secretaria da Segurança informava ao INFORMANTE que o delinquente identificado como Fabinho, envolvido no duplo crime, havia tombado num confronto com a Polícia, durante a madrugada; que dois outros participantes das mortes haviam sido presos e que um quarto homem tinha fugido. E acrescentava que prosseguiam as buscas no sentido de encontrar o pai do deputado Cléber Verde, que continuava desaparecido. Exatamente dez minutos depois, às 07h12, a mesma fonte procurou O INFORMANTE para dizer que o corpo de Jesuíno Mendes acabava de ser encontrado, com perfurações de bala. Às 09h37, uma outra fonte fidedigna da SSP, em contato com o blog do JP online, informou que o corpo de Jesuíno fora encontrado por populares, levado para o sítio dele e que estava sendo providenciado o traslado para um hospital de Governador Nunes Freire, onde seria realizada necrópsia.

Fonte diz que caseiro comandou – No início da tarde, uma outra fonte fidedigna, essa do próprio governo, em contato com O INFORMANTE disse que o caso estava elucidado e que o ataque ao sítio dos pais de Cléber Verde havia sido comandado por um caseiro que havia sido demitido há cerca de um mês, com a participação de dois menores e de um quarto homem. A suspeita era de que o duplo crime pudesse ter sido praticado por vingança, pois nada fora levado da casa dos pais do parlamentar.

A ‘VERSÃO OFICIAL’ – Na entrevista concedida à tarde, na Secretaria da Segurança Pública, as versões, apresentadas num relatório parcial, mudaram completamente.
Disse o secretário Jefferson Portela que quatro pessoas participaram diretamente dos crimes. O primeiro a ser morto, conforme o relatório, foi Jesuíno Cordeiro Mendes. Ele realizava a manutenção de uma cerca nos limites de sua propriedade, quando foi surpreendido pelos autores do duplo crime, que teriam travado luta corporal com Jesuíno e o assassinado a bala. Em seguida, o bando se deslocou até a casa sede da fazenda (sítio), onde encontrou Maria da Graça, matando-a a pauladas e facadas.
O secretário disse, ainda, que os invasores estariam à procura de uma pistola para roubá-la, depois de terem sido informados de que havia esse tipo de arma lá. Essa pistola, segundo a ‘versão oficial’, teria sido a motivação do duplo assassinato. Além da arma fogo, segundo Portela, o bando teria furtado um aparelho celular de uma das vítimas.

Facção criminosa – A Polícia Militar informou que os autores do crime fazem parte de uma facção que atua na região, especializada em furtos de motocicletas, armas e envolvida também em tráfico de drogas. Em uma operação recente, a polícia teria apreendido várias armas de fogo usadas pelos integrantes da quadrilha, deixando o bando sem armamentos. “Por esse motivo, precisavam recompor seu arsenal”, disse a PMMA.

Mentor morto em confronto – Como resultado da operação de busca, após o crime, Fábio da Conceição Cardoso “Fabinho”, apontando como o mentor do crime na fazenda, foi morto em confronto com a polícia, durante a madrugada. Ainda segundo com as autoridades policiais, Fabinho seria altamente violento e teria uma extensa ficha criminal de atos cometidos em Turiaçu e cidades vizinhas.

Jefferson Portela informou, também, que um homem foi preso e um adolescente apreendido, suspeitos de integrar essa facção. No entanto, está descartada a prisão dessas duas pessoas na  morte dos pais de Cléber Verde. Eles apenas teriam auxiliado a polícia na identificação dos suspeitos e elucidação do crime. Essas foram as duas pessoas que a Polícia informou, logo ao amanhecer, que foram presas por envolvimento na morte do casal.
Diligências – A polícia prossegue as diligências, por terra e ar, para tentar localizar dois homens e uma mulher acusados de participarem dos crimes e que estão foragidos.

Sobre a participação do ex- caseiro da fazenda (sítio) nos assassinatos, o secretário Portela informou que nada aponta para o envolvimento dele no crime, mas que, mesmo assim, o ex-funcionário deve prestar depoimento.