Sucateamento e abandono do SAMU Peritoró são mostrados em relatório ao novo governo

Notícia Geral

O Coordenador da Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Peritoró, Ivan Carlos, apresentou ao novo governo municipal nesta quarta-feira (6) um relatório completo e detalhado sobre avaliação da viabilidade de Funcionamento da Base Descentralizada SAMU 192 Peritoró.

De acordo com o relatório, verificou-se que a aplicação dos recursos federais não está adequada por conta de inúmeras falhas, dentre elas: a) ausência de estrutura salubre para funcionamento; falta de ambulância e de comprovação do seguro  do veículo da unidade; ausência de comunicação da central de regulação com a BASE Peritoró, além da falta de medicamentos e insumos e equipamentos obrigatórios, como luvas, máscaras, oxímetro de pulso, cardioversor, entre outros.

“Fomos convidados pelo refeito Dr. Júnior para analisar toda a situação desta Base Descentralizada do SAMU de Peritoró, que se apresenta sem a menor condição de funcionamento. A unidade precisa de melhorias a apresentar uma estrutura mínima para sua operação, como preconiza o Ministério da Saúde. Para que a unidade retorne com qualidade e toda segurança nos seus serviços será preciso uma reforma emergencial, a qual o prefeito irá providenciar com toda celeridade”, relatou o Coordenador SAMU Peritoró, Ivan Carlos.

Os trabalhos de campo sobre a viabilidade de funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 de Peritoró foram realizados no período de 30/12/2020 a 05/01/2021. Os resultados da fiscalização serão apresentados de acordo com o âmbito de tomada de providências para saneamento das situações encontradas, bem como pela forma de monitoramento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Para o prefeito de Peritoró, Dr. Júnior, todas as adequações e manutenções nas instalações físicas, manutenção preventiva e corretiva da ambulância, ativação do sistema de radiocomunicação das urgências, seguro contra sinistros para ambulância, dentre outras melhorias, serão realizadas o mais breve possível.

“É lamentável a maneira com que a gestão passada tratava a saúde da população de Peritoró. Mas isso está no passado. O progresso chegou. Estamos trabalhando fortemente para que tão logo restabelecido o serviço do SAMU. Toda minha equipe está empenhada para que possamos oferecer de maneira eficaz e com qualidade um serviço essencial para o nosso povo”, garantiu o prefeito. 

Ascom – PMP