Connect with us

Notícia Geral

TRAGÉDIA : EM BACABAL-MA, PEIXE PORAQUÊ DÁ CHOQUE E MATA DUAS CRIANÇAS DURANTE PESCARIA

Publicado

em

Duas crianças identificadas como Widean Ferreira da Conceição, (12 anos) e Ruan Rocha dos Santos (09 anos), morreram afogadas no inicio da noite de terça-feira (30) em um lago localizado no Bairro Trizidela em Bacabal.
As crianças estavam acompanhadas de adultos em uma pescaria no referido e lago e as informações que elas teriam sido vítimas de uma forte descarga elétrica causada pelo peixe conhecido por Poraquê.
As crianças foram resgatadas e o Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar socorro às vitimas, mas, elas já estavam sem vida. 
PEIXE PORAQUÊ
O nome poraquê vem da língua Tupi e significa ‘colocar para dormir’. O choque  pode matar animais grandes e até um ser humano, que ‘frita’ na hora se segurar o bicho pela cabeça e pé ao mesmo tempo.  

Ele  pode chegar a dois metros de comprimento e pesar cerca de vinte quilogramas. É uma das conhecidas espécies de peixe-elétrico, com capacidade de geração elétrica que varia de cerca de trezentos volts a cerca de 0,5 ampères até cerca de 860 volts a cerca de três ampères.

O poraquê ficou conhecido mundialmente por sua capacidade de produzir descargas elétricas elevadas, suficientes para matar até um cavalo, despertando a curiosidade de muitos pesquisadores. Essas descargas são produzidas por células muscularesespeciais, modificadas – os eletrócitos, sendo o conjunto deles denominado de mioeletroplacas. Cada célula nervosa típica gera um potencial elétrico de cerca de 0,14 volt. Essas células estão concentradas na cauda, que ocupa quatro quintos do comprimento total do peixe.

Poraquê

Um exemplar adulto possui de 2.000 a mais de 10.000 mioeletroplacas, conforme o seu tamanho. Dispõem-se em série, como pilhas de uma lanterna e ativam-se simultaneamente quando o animal encontra-se em excitação, como na hora da captura de uma presa ou para defender-se, fazendo com que seus três órgãos elétricos – o de Hunter e o órgão principal – descarreguem.

 

Continuar Lendo

Notícia Geral

FAMÍLIA DE SÃO LUÍS GONZAGA-MA, PROCURA POR GAROTA DESAPARECIDA

Publicado

em

Por

FAMÍLIA DE SÃO LUÍS GONZAGA-MA, PROCURA POR JOVEM DESAPARECIDA
Tatiane Moura dos reis, moradora de São Luís Gonzaga-MA, saiu de sua cidade com destino para Bacabal,-MA, no dia 8 deste mês de setembro, com objetivo de pagar umas contas de energia,  e não voltou mais .
Continuar Lendo

Notícia Geral

EM SÃO ROBERTO-MA, GILDETE OLEIRO, É ESCOLHIDA PARA SER CANDIDATA A VICE-PREFEITA

Publicado

em

Por

EM SÃO ROBERTO-MA, GILDETE OLEIRO, É ESCOLHIDA PARA SER CANDIDATA A VICE-PREFEITA
Laiones Nascimento, candidato a prefeito de São Roberto-MA, escolheu Gildete para ser a sua vice-prefeita, veja abaixo as palavras de Laiones.
Como vice-prefeita, escolhi Gildete Oleiro uma mulher, negra, mãe, doméstica e  filha da ex-prefeita a  nossa saudosa Toinha Oleiro a maior política que existiu na história de São Roberto e apelidada como mãe do povo. Toinha Oleiro nunca se curvou diante do poder político e imperialismo econômico, Gildete Oleiro assumiu o compromisso no dia de hoje de dar continuidade no brilhante e inesquecível trabalho iniciado por sua mãe Toinha Oleiro.

Juntos, vamos colocar em prática a mudança que São Roberto precisa, é hora de acreditar, vamos com muita força e dedicação fazer uma São Roberto melhor.

Continuar Lendo

Notícia Geral

Polícia desativa bomba deixada na pista do aeroporto de Caxias

Publicado

em

Por

Polícia desativa bomba deixada na pista do aeroporto de Caxias

De acordo com a PM, a polícia chegou até o objeto após uma denúncia anônima. Ao chegaram ao local, a equipe do Grupo de Operações Especiais (GOE) constatou que o artefato era um explosivo e iniciou os procedimentos de desativação.

Em seguida, a área foi isolada e o objeto foi desativado. A polícia informou que não houve feridos e o caso será investigado.

Do Blog do Neto Ferreira
Continuar Lendo

Destaques da Semana