TRE DO MARANHÃO PODERÁ CASSAR PREFEITO DE PARNARAMA

Política

Na próxima segunda feira, dia 17/05, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão poderá fazer justiça ao cassar o registro de candidatura do atual prefeito de Parnarama/MA, Raimundo Silveira, declarando novas eleições. O Tribunal irá apreciar ação que trata sobre o registro de candidatura do prefeito reeleito, onde a Coligação ‘Juntos Somos Mais Forte’ e o Ministério Público Eleitoral o acusam de ser ficha suja, e portanto inelegível.
Em seu sexto mandato, o prefeito Raimundo Silveira coleciona diversas polêmicas que tiveram inclusive repercussão nacional, entre elas podemos lembrar o ano de 2017, quando a cidade de Parnarama foi manchete no Jornal Nacional, na época o gestor queria utilizar recursos exclusivos da educação, precatório, em construção de cemitérios e campos de futebol. No ano de 2018, após ter sido decretado pela justiça a indisponibilidade de de aproximadamente 2 milhões de reais do prefeito, em ação de improbidade administrativa, Raimundo Silveira protagonizou outra polêmica, quando em retaliação, determinou a remoção de todos os servidores cedidos ao Fórum, Cartório Eleitoral e Promotoria local; entre outras polêmicas envolvendo direitos de servidores do município.
Grande raposa velha na política, Raimundo Silveira já é conhecido pelos corredores dos tribunais por responder a uma grandiosa ficha de processos, na seara judicial. São cerca de mais de 60 ações judiciais na Comarca de Parnarama, Condenações no Tribunal Regional Federal por Improbidade Administrativa. O fazendeiro prefeito responde a diversas ações na Justiça Federal, por crimes de responsabilidade e Ações Cíveis de Improbidade Administrativa. Ele contabiliza mais de 21 Contas Julgadas Irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado, tudo em razão do suposto exercício irregular e desonesto do cargo de prefeito municipal.
Nas condenações por Tomadas de Contas Especiais pelo TCE/MA, os processos em referência demonstram gravidade astronômica. Só para se ter uma ideia da dimensão e da gravidade das irregularidades supostamente cometidas nas gestões de Raimundo Silveira, as multas que lhe foram aplicadas ultrapassam a quantia de R$ 1.264.502,12 e as imputações de débito ou condenações para restituição de dinheiro ao erário municipal ultrapassa o total de R$ 6.666.307,27. Esse foi apenas um resumo das principais condenações do Prefeito de Parnarama/MA.
Enquanto isso, Raimundo Silveira, que detém um histórico processual volumoso, com inclusive algumas ações movidas pelo Ministério Público pedindo o afastamento e a prisão do atual prefeito, é bem provável que não conclua seu mandato com tranquilidade. Em relação aos processos eleitorais, resta aos parnaramenses aguardarem o desenrolar desse embate judicial, que certamente poderá chegar ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, com decisão final.