Treze cidades decretam situação de emergência no Maranhão devido às fortes chuvas

Notícia Geral
Vista aérea da cidade de Boa Vista do Gurupi após as fortes chuvas — Foto: Ascom/Prefeitura de Boa Vista do Gurupi

As fortes chuvas que atingem todo o Maranhão já fez 13 cidades decretarem situação de emergência. Os dados são do Corpo de Bombeiros. Dados parciais apontam que 130 mil pessoas foram afetadas e mais de 1500 famílias estão desabrigadas em várias regiões do estado.

Fora da lista, a Prefeitura de Imperatriz decretou situação de calamidade pública nesta sexta-feira (5) e cerca de 800 famílias estariam desabrigadas em diversos bairros. Ruas e avenidas que há muitos anos não eram invadidas pela água foram atingidas pela cheia de riachos.

A cidade de Caxias, a 360 km de São Luís, está em estado de alerta por causa do aumento do nível do rio Itapecuru. Segundo a Defesa Civil, o rio está acima da média e em pouco tempo pode transbordar por causa da intensidade das chuvas nas últimas 24 horas.

Cheia do rio Turiaçu provoca inundações na cidade de Santa Helena — Foto: Reprodução/TV Mirante Moradores de Bo Cheia do rio Turiaçu provoca inundações na cidade de Santa Helena — Foto: Reprodução/TV Mirante Moradores de Bo Cheia do rio Turiaçu provoca inundações na cidade de Santa Helena — Foto: Reprodução/TV

Nas margens do rio Pindaré, em Pindaré-Mirim, a 255 km da capital, o nível da água continua subindo. Já na BR-316, na região do Alto Turiaçu, os riachos transbordaram e está oferecendo riscos aos motoristas que passam pelo local, já que a estrada ficou totalmente coberta pela água das chuvas.

A cheia do rio Turiaçu também causou a inundação de ruas e desabriga famílias em Santa Helena, a 120 km de São Luís. A Prefeitura pediu auxílio à Defesa Civil do Maranhão e decretou situação de emergência, após as fortes chuvas que atingem o município.

Moradores de Boa Vista do Gurupi, a 500 km de São Luís, estão apreensivos com a cheia do Rio Gurupi. Com a chegada do período das chuvas, o nível do rio subiu mais de seis metros, inundando casas, plantações e causando transtornos a pelo menos 30% da população. O ponto mais afetado pela enchente fica na área central da cidade.

As fortes chuvas na terça-feira (2), na Região Metropolitana de São Luís, também causaram alagamentos e ruas com águas arrastando até veículo no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar. O Prefeito Domingos Dutra decretou situação de emergência.

Dados parciais em lista de cidades que decretaram situação de emergência no MA:

  • Santa Helena: 284 famílias desalojadas, 53 desabrigadas. Total de afetados – 33.492
  • Boa Vista do Gurupi: 130 famílias desalojadas, 60 desabrigadas. Total de afetados – 3.252
  • Alto Alegre do Pindaré: 348 famílias desalojadas, 77 desabrigadas. Total de afetados – 729
  • Santo Amaro: 20 famílias desalojadas, 40 desabrigadas
  • Itaipava do Grajaú: Total de afetados – 15.897
  • Barão de Grajaú: Total de afetados – 17.841
  • Nina Rodrigues: Total de afetados – 14.264
  • Sítio Novo: Total de afetados – 18.001
  • Icatu: Total de afetados – 26.953
  • Paço do Lumiar: Total de afetados – 210
  • São José de Ribamar: Total de afetados – 168
  • Araioses: Dados em fase de consolidação
  • Formosa da Serra Negra: Dados em fase de consolidação.                                                               G1 Maranhão