UM ANO QUE PROFESSORES LUTAM PELO REAJUSTE SALARIAL DE 2018, E O PREFEITO LAÉRCIO ARRUDA NÃO PAGA

Notícia Geral

O Ministério da Educação ( MEC), assinou uma portaria com aumento de 6,81% para o piso salarial dos professores para 2018. O reajuste anunciado segue os termos do art. 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que estabelece a atualização anual do piso nacional do magistério, sempre a partir de janeiro.

“Isso é importante, pois estamos cumprindo a lei que determina esse reajuste”, destacou o ministro.
A expectativa é que os salários dos professores da educação básica estejam equiparados aos de outros profissionais com escolaridade equivalente. Esta lei também fixou limites para o trabalho de interação com os alunos na composição da jornada docente: professores devem passar no máximo dois terços (2/3) da carga horária em sala de aula, e no mínimo um terço (1/3) da jornada de trabalho deve ser destinado às chamadas atividades extraclasse, como planejamento de aulas, reuniões pedagógicas, correção de atividades etc.
O reajuste salarial também ocorre anualmente, mas a partir da livre negociação da categoria ou de seus representantes, como sindicatos e federações, com os empregadores, a fim de recompor parte das perdas sofridas pela inflação e aumento do custo de vida, para preservar o poder aquisitivo do trabalhador na comparação de um ano para outro. Mas nós Professores da Rede Pública Municipal de Lago da Pedra, não tivemos reajuste nem em Janeiro nem outra possibilidade de negociação para que nosso salário não ficasse tão abaixo da inflação e desvalorizado.
Os professores da Rede Pública Municipal de Lago da Pedra estão sem o reajuste devido por lei há um ano. Foram muitas as tentativas com o Prefeito atual Laercio Arruda, mas todas as tentativas foram sem sucesso. O prefeito decidiu não pagar os Professores, e negou-se a qualquer tentativa de negociação. Chamou professores de baderneiros, corrompedores da boa moral, seu ex-Secretário de Educação nos acusou de está brigando por cargos pretendidos, e que possivelmente por não ter nos atendido estevarmos protestando. É muita falta de vergonha mesmo desse governo que além de dever o que é garantido por lei, ainda nos faz acusações levianas. O Prefeito nos deve o reajuste, as mudanças de classe, e férias de 45 dias garantidas por lei e que ele só paga referente a 30 dias. Em meio a tantas dívidas ainda nos fere a moral.
Sem chance alguma de diálogo, recorremos a justiça e o processo está tramitando.
Aguardamos esperançosamente pela justiça.

Texto: Professora Marcella