Vereador Léo da Assistência têm três importantes indicações aprovadas na Câmara Municipal de Peritoró

Peritoró e Região

Em sua participação na 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Peritoró, que aconteceu na terça-feira, dia 18 de maio, o vereador Léo da Assistência apresentou e teve aprovadas pelo Parlamento três importantes indicações. Pela Indicação nº 072/2021, o edil solicitou ao Executivo Municipal a implantação de uma “Brigada do Corpo de Bombeiro Civil” no município de Peritoró.
O vereador justifica que no município, não há um órgão do Corpo de Bombeiro Civil e que em diversos casos necessita de um atendimento técnico, além de outras ações convergentes. Léo da Assistência ressalta que com uma brigada no município, os brigadistas iriam atuar na preservação e combate a incêndio, podendo ainda exercer atendimentos de primeiros socorros, controle de pânico, resgates e elaborar planos de atendimentos de emergência.

Por meio da Indicação n° 073/2021, o vereador Léo da Assistência, solicita ao Executivo Municipal, a implantação do Centro de referência de Saúde da Mulher, no município de Peritoró. O parlamentar justifica que as mulheres compõem um importante segmento social nas políticas públicas, e merecem toda atenção e cuidados, principalmente no processo de saúde-doença, são inúmeros problemas relacionados à saúde da mulher, como: gravidez indesejada, aborto, doenças sexualmente transmissíveis (DST), câncer de mama, útero, dentre outros.
“Nesse sentido, é de extrema importância que as ações sejam pensadas e realizadas de forma integrada, visando a garantia de acesso à saúde humanizada e de qualidade com a finalidade de prestar assistência, médico-hospitalar, consultas ambulatoriais, ginecológicas, obstetrícia, procedimentos cirúrgicos, planejamento familiar e outros”, ressaltou o vereador.

E na Indicação n° 077/2021, o vereador solicita ao Executivo Municipal, um Projeto de Lei regulamentando a jornada de trabalho da categoria de enfermagem (enfermeiro, auxiliar e técnico de enfermagem) para 30 horas.
O parlamentar justifica que de acordo com a Lei n° 7498/1986, a enfermagem trata-se de um trabalho essencial à vida humana, e a longa jornada de trabalho, somadas as atividades diárias dos profissionais, exige mais do trabalhador, levando mais rapidamente a fadiga, desgaste físico e psicológico, sua produtividade fica comprometida e o trabalhador exposto a doenças profissionais e acidente de trabalho.
“Principalmente durante a pandemia, pode-se avaliar a enfermagem, como peça fundamental no âmbito de saúde pública, portanto, estes profissionais merecem respeito, valorização e salários dignos para continuarem atuando de forma digna, eficiente e humanizada em prol da saúde dos pacientes”, finaliza o parlamentar.