Vice-prefeita Mayara Pinheiro de São João Batista-MA divulga carta aberta a população após rompimento com o prefeito Mecinho

Notícia Geral
Carta aberta aos(as) amigos (as) joaninos(as). 
Nestes 5 (cinco) anos de vida pública, sempre pautei minha conduta com seriedade, respeito e transparência. São João Batista conhece as minhas concepções de fidelidade aos meus princípios cristãos, éticos e políticos.
Por isso, na condição de Vice-Prefeita Eleita desta cidade e em respeito a cada munícipe, venho a público reafirmar o meu rompimento político e administrativo diante da minha demissão da Secretaria Municipal de Saúde, feita pelo Prefeito Mecinho Soares, por meio de mensagem via WhatsApp, na manhã do último dia 25/04/2022, antecipando uma conversa que eu havia programado com ele na mesma semana que se iniciava. O que só reafirma todo desrespeito, destrato e indiferença do atual gestor para comigo, logo com o compromisso firmado junto à população joanina ainda na campanha: de fazer uma gestão humanizada, com respeitabilidade, lealdade e sensatez, onde em seus discursos estava inclusa sempre esta vice-prefeita que teve participação fundamental no sucesso do resultado da eleição.
Nas eleições de 2020 fui convidada, inúmeras vezes, pelo então pré-candidato a Prefeito Mecinho Soares, a compor uma chapa para a disputa eleitoral daquele pleito, na esperança de contribuir para uma nova cultura política na gestão da cidade, prometida por Mecinho e seus familiares ao me fazerem tais convites. Prontamente atendi a indicação do meu partido, o AVANTE, para composição da chapa encabeçada pelo atual prefeito, colocando-me à disposição para colaborar no que fosse necessário para o alcance da vitória nas urnas. E assim fiz!
Os fatos subsequentes ao ato de posse foram marcados por tratativa nada aceitável para o cargo que assumi de Secretária de Saúde e, especialmente, ao de Vice-Prefeita, uma vez que já havia um plano inconsequente de me conterem, numa tentativa assustadora de me anularem para provocarem em mim, um desgaste profissional e político afim de frustrar meus planos políticos futuros na cidade o que seria uma grande ameaçana visão do grupo político do prefeito. Plano este que se manteve até o dia desta covarde demissão. 
A princípio, sem entender o real intuito de me isolarem, foquei com equilíbrio na minha responsabilidade e comprometimento com o povo joanino, tendo em vista o considerável prejuízo que um rompimento acarretaria. Todavia, num dado momento em que já era público e notório este propósito de tentarem me “sufocar”, eu obviamente, já me sentindo “asfixiada”, comecei a colocar meu nariz para fora para tentar respirar, não me submetendo mais a muitas desconsiderações e afrontas por parte do gestor. 
Perante todos os desconfortos e insatisfações, tanto políticos, quanto administrativamente, durante esses 16 meses, Mecinho foi chamado para algumas conversas, onde eu manifestava cada descontentamento, através de diálogo.
Após todas as tentativas esgotadas e frustradas todas as minhas tentativas de corrigirmos e mudarmos os rumos da atual situação entre nós e consequentemente, dos nossos deveres junto à administração, marquei uma conversa ainda esta semana para resolvermos tudo definitivamente, foi quando ele não hesitou em resolver logo da sua maneira autoritária e intransigente, com a qual conduz sua administração, comportamento que já vem sendo repugnado até mesmo por auxiliares bem próximos do gestor e pela população.
Sem me estender mais, saibam apenas que foram dezenas de problemas que enfrentei, que não cabem a mim espetacularizar aqui, mas que em respeito as pessoas e com o meu considerável compromisso de encerrar o mandato ao lado do gestor, como foi uma de nossas promessas de campanha, quero dizer que fiz o máximo que pude, me entreguei até onde me foi permitido, me esforcei para cumprir com minhas obrigações e tolerei o insustentável. 
Externo agora minha gratidão a todas as lideranças que fazem parte deste grupo político pelo apreço e respeito com os quais sempre me trataram e, sobretudo, aos eleitores que também a mim confiaram o seu voto, na esperança de que podíamos construir uma gestão melhor, traçando novos rumos para nossa amada São João Batista, onde a gestão pública estivesse efetivamente a serviço do interesse de todos e não apenas de um clã familiar. 
Meus agradecimentos também a todos os funcionários da Secretária Municipal de Saúde, que mesmo alguns sob orientação de não se reportarem a mim enquanto chefe imediata, sempre procederam com profissionalismo, gentileza e muita consideração. Aprendi muito, cresci bastante! 
E jamais poderia deixar de agradecer a Deus, pois Ele nos ensina que sejamos gratos em todas as circunstâncias. Agradeço ainda aos meus familiares pela força, apoio, ternura e suporte significativos e indispensáveis de sempre. 
Por fim, me afasto da atuação direta da administração municipal de cabeça erguida , com a consciência tranquila, sem ter cometido sequer nenhum crime contra a administração pública e na certeza de que, mantendo-me como Vice-Prefeita, permaneço com meu irrestrito comprometimento com o povo joanino, mas agora sob outra perspectiva, na tentativa de fazer valer a pena a confiança da população também depositada a mim, sempre na torcida e pretensão de uma São João Batista efetivamente transformada para melhor. 
São João Batista, 28 de Abril 2022. 
Mayara Araújo Pinheiro
Vice-Prefeita