A Piauí, uma revista do grupo Folha de São Paulo, de circulação mensal, no último final de semana, voltou a fazer reportagem sobre o orçamento secreto. Os municípios maranhenses voltaram a ser citados e um dos destaques dessa edição, é Lago dos Rodrigues, administrado pelo prefeito Valdemar da Serraria.
Na reportagem “O Milagre da Multiplicação de Consultas,” a Piauí chama atenção para o números divulgados pela Prefeitura de Lago dos Rodrigues em 2021, “foi o município que registrou o número mais elevado de consultas anuais de média e alta complexidade por morador”, sendo que até pouco tempo atrás, o município não tinha hospital funcionando. O que tem hoje pertence ao estado. O município não dispõe de hospital municipal.
Veja trechos da reportagem em que Lago dos Rodrigues é citada.
O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DE CONSULTAS
País afora, prefeituras encontraram um jeito engenhoso de receber mais verbas para a área de saúde sem precisar investir no setor. Primeiro, elas informam que seus gastos com consultas e exames aumentaram de um ano para o outro – sem jamais ter realizado a quantidade de procedimentos relatados. A manobra eleva o teto de recursos do que podem receber no ano seguinte. Depois, parlamentares de Brasília direcionam verbas do orçamento secreto para essas prefeituras – e a maioria fica no Maranhão. O escândalo foi revelado na piauí_190. Em 2021, a cada dez cidades maranhenses, sete receberam emendas parlamentares para atendimento de saúde com profissionais especializados, que fazem parte da chamada atenção de média e alta complexidade no SUS.
Graças a números fraudados, Afonso Cunha, no Maranhão, informou que cada um de seus dois médicos fez 15 mil consultas por mês. Em 2021, Lago dos Rodrigues (MA) cadastrou o equivalente a 77 consultas por morador – quatro vezes mais que a Coreia do Sul. Numa fraude marcada pela falta de transparência com o gasto público, o desafio do =igualdades desta semana foi traduzir em imagens de que forma isso impacta o cotidiano da saúde do cidadão – e como os serviços continuam precários.
Lago dos Rodrigues (MA), com apenas 8,8 mil habitantes, foi o município que registrou o número mais elevado de consultas anuais de média e alta complexidade por morador. Em 2021, a prefeitura da cidade cadastrou o equivalente a 77 consultas por pessoa com profissionais especializados. Dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Coreia do Sul tem o maior número de consultas por habitante, totalizando 17 por pessoa em 2019 – ¼ do que registrou o município maranhense. A OCDE reúne os países mais desenvolvidos no mundo – há anos o Brasil tenta entrar no grupo, mas até agora não conseguiu.