Três horas e 32 minutos. Esse foi o tempo em que o cliente da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL passou esperando para o atendimento no ATENDIMENTO EXPRESSO.
O fato aconteceu na manhã de segunda-feira (09) na agência da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, em PEDREIRAS-MA. A reclamação era geral por parte dos clientes que esperaram horas para serem atendidos no caixa e no atendimento expresso, isso para simples operações, como retirada do fgts analítico, solicitação de cartão da poupança.
Segundo alguns clientes, a prática da demora é rotineira na cidade, mesmo quando a agência não se encontra com grandes lotações como foi o caso de segunda.
Qual é o Tempo de Espera por Atendimento em Banco?
Hoje, existem legislações municipais específicas que determinam quanto tempo o cliente pode esperar por atendimento nos bancos. Normalmente, o tempo de espera máximo em dias normais varia de 10 a 20 minutos.
De acordo com o site da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos associados realizam um trabalho constante para reduzir o tempo de espera para atendimento nas agências bancárias.
Desde de 2009, a Febraban definiu que nas cidades que ainda não existe leis que determinam o tempo mínimo de atendimento, o prazo máximo deve ser de 30 minutos em dias normais e 40 em dias de pico – em 2010, esses tempos foram reduzidos para 20 e 30 minutos, respectivamente.
Como Comprovar o Tempo de Espera?
De acordo o Procon o indicado para comprovar o tempo de espera é sempre guardar os comprovantes de entrada e saída do banco com os horários impressos. O comprovante é direito do consumidor e ele pode pedi-lo na agência.
Só assim é possível comprovar, de fato, o tempo que esperou pelo atendimento.