Dois institutos de pesquisa, um do Paraná e outro do Maranhão, confirmam a alta aprovação do governador Carlos Brandão (PSB) ao término da primeira metade de seu governo. O desempenho é destacado como histórico, com índices que chegam a 70,9% quando considerados apenas os que opinaram.
Segundo o Instituto Opinião, com sede no Paraná, que realizou 22.650 entrevistas entre 21 de novembro e 8 de dezembro em todos os 217 municípios do estado, Brandão alcançou 61% de aprovação direta. A desaprovação ficou em 25%, enquanto 14% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder. Quando descartadas as respostas inconclusivas, a aprovação do governador sobe para 70,9%.
Além disso, o levantamento revela que 42,3% dos entrevistados acreditam que o Maranhão está melhor hoje do que há dois anos; 36,9% avaliam que o estado permanece igual, e apenas 15,2% afirmam que a situação piorou.
Outro estudo, realizado pela Econométrica, do Maranhão, entre 15 e 18 de dezembro, reforça os números positivos. A pesquisa ouviu 1.355 pessoas em 50 municípios, incluindo grandes cidades como São Luís, Imperatriz, Caxias, e Pinheiro, mas não incluiu municípios onde o governador tradicionalmente registra altos índices de aprovação, como Colinas e outras cidades do Sertão Maranhense. Mesmo assim, Brandão alcançou quase 62% de aprovação direta na amostra, com margem de erro de 2,7%.
Em municípios específicos, como Colinas, a aprovação do governador ultrapassa 90%, segundo a Econométrica.