Nesta terça-feira (22), em São Luís, o governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promoveu o “Encontro da educação com prefeitos e prefeitas: juntos pela alfabetização das crianças”.
objetivo foi apoiar os municípios na implementação de melhorias nas redes de ensino e redução de desigualdades.
O diálogo, ocorrido no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), reuniu, além do governador Carlos Brandão, mais de 500 pessoas entre prefeitos e secretários municipais de Educação.
Além destes também os gestores educacionais, representantes das Unidades Regionais de Educação, articuladores pedagógicos regionais e diretores.
O evento também possibilitou a discussão sobre as novas regras de repartição do ICMS, com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação, que é calculado, anualmente, por meio do Sistema de Avaliação Estadual do Maranhão (Seama); além da entrega do Prêmio Escola Digna.
“A partir da mudança na Constituição, 20% do ICMS terá que ser aplicado na educação. Hoje, a nossa secretária orienta os prefeitos sobre como aplicar e melhorar os indicadores”, disse o governador Carlos Brandão.
“Também estamos entregando premiação para as escolas que tiveram melhor desempenho como Escola Digna, isso é muito importante como estímulo positivo à concorrência entre escolas para a melhoria dos nossos indicadores”, afirmou.
Na oportunidade, Brandão também anunciou, de maneira inédita, a preparação do governo para o selo ‘Prefeito da Educação’, iniciativa voltada ao reconhecimento dos prefeitos em razão do trabalho exitoso na área da educação, na promoção da aprendizagem e na redução das desigualdades do Maranhão.
“Será um prêmio para que os prefeitos possam melhorar o ensino e para participarem, também, desse torneio da melhor Escola Digna entre os colégios com melhores desempenhos”, anunciou o governador.
A secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira, explica que o encontro valoriza o desenvolvimento do ensino-aprendizagem maranhense e incentiva o apoio mútuo entre o governo do Estado e prefeituras municipais.
“É muito importante porque se valoriza o processo de ensino-aprendizagem, que é o mais relevante. É o fomento, o desenvolvimento e a construção de conhecimento de forma positiva. Aqui, entrelaçamos o estado e os municípios para efetivar o regime de colaboração”, explicou a secretária da Seduc.
O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Marconny Wellington, destaca que o encontro faz parte da valorização e motivação dos educadores municipais.
“Um encontro como este fortalece o nosso regime de colaboração, o processo e a qualidade educacional do estado. Os municípios que estão aqui, vieram como parte do processo de motivação ao Pacto pela Aprendizagem”, destacou o presidente da Undime.
Prêmio Escola Digna
Durante o encontro, também foi realizada a solenidade de entrega do Prêmio Escola Digna, em reconhecimento às 18 escolas públicas com os melhores resultados de aprendizagem, localizadas em 11 municípios de diferentes regiões do Maranhão
A premiação foi realizada com base no desempenho dos estudantes no 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental no Sistema de Avaliação Estadual do Maranhão (Seama), realizado em 2021.
O prefeito de São Raimundo das Mangabeiras, Accioly Cardoso, que teve o município beneficiado com o Prêmio Escola Digna, comemora o trabalho dos educadores e a parceria do governo do Maranhão na capacitação aos professores.
“Nós fomos premiados com o Prêmio Escola Digna, é o resultado de um trabalho da nossa equipe, secretária, diretores e coordenadores, a quem agradeço de coração. Isso também é fruto de parceria junto ao governo, que nos dá corrente de formação aos professores e coordenadores, um trabalho de mão dupla”, pontuou Accioly.
Entrega de veículos às UREs
Ainda na manhã desta terça-feira (22), no Palácio dos Leões, o governador Carlos Brandão deu mais um avanço no projeto de melhoria da educação no estado a partir da entrega de 19 veículos, do tipo caminhonete, em apoio e fortalecimento do trabalho desenvolvido pelas Unidades Regionais de Educação do Maranhão (UREs).
A entrega de veículos às UREs foi a primeira realizada pela gestão do governador Carlos Brandão, para garantir o deslocamento ágil e seguro às escolas, permitindo a resolução de problemas que as escolas possam vir a ter, além de acompanhar as ações educacionais aos mais de 300 mil alunos da rede estadual.
“Cada veículo vai permitir que os gestores possam acompanhar, de perto, o que está acontecendo em cada um dos municípios, fazer um diagnóstico com metas estabelecidas pelo governo, para que a gente possa melhorar o Ideb do nosso estado. Não adianta apenas reformarmos as escolas”, destacou o governador Carlos Brandão.
O Imparcial