Durante dois dias, prefeitos e prefeitas se reuniram em São Luís para debaterem as demandas dos seus municípios com o governador Carlos Brandão, que fez um balanço positivo do evento, destacando as assinaturas de 700 termos de obras que serão executadas em todo o Estado.
No segundo dia de evento, Brandão recebeu prefeitos no gabinete itinerante montado no local do evento.
O Encontro de Prefeitas e Prefeitos é uma iniciativa do Governo do Maranhão em parceria com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), com o objetivo de fortalecer a gestão municipalista, promovendo desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida para a população maranhense. O evento aconteceu na quinta-feira, 24, e sexta-feira, 25, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.
Cerca de 6 mil pessoas incluindo prefeitas e prefeitos, além de vice-prefeitos, secretários municipais, assessores e técnicos, confirmaram inscrição nos dois dias de evento, participando de oficinas, palestras e estandes de todos os órgãos do Governo do Estado para apresentar pontos focais e informações sobre os diversos programas estaduais.
O governador fez um balanço dos dois dias de evento, classificando-o como um sucesso e um modelo a ser repetido para estreitar o diálogo com os gestores municipais, reforçando o municipalismo no estado.
“Tivemos 96% dos prefeitos do Maranhão presentes no evento, discutindo como acessar as políticas públicas e como fazer parcerias com o nosso governo para ações nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, assistência social, cidadania e muitas outras. Assinamos 700 termos de obras. Este evento faz parte da nossa política de receber todos os prefeitos e prefeitas para ouvirmos as demandas e levarmos os benefícios que a população precisa”, informou o governador Carlos Brandão.
Os termos de obras assinados contemplam reformas e construção de equipamentos públicos, como unidades de saúde, escolas, restaurantes populares, unidades do Viva/Procon, praças, areninhas esportivas, estações tech, portais de entrada dos municípios entre diversas outras.
“Muitos prefeitos já vieram para o evento com seus projetos elaborados, outros estão em fase de elaboração, mas temos a certeza que todas as ações debatidas nestes dois dias vão revolucionar a vida das pessoas nas cidades. Para fazer um governo justo e solidário o primeiro passo é ouvir os prefeitos”, ressaltou Brandão.
O presidente da Famem também pontuou que o evento será fundamental para o avanço das gestões municipais ao longo dos próximos quatro anos. “O primeiro dia do Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão foi marcado por muito diálogo, troca de experiências e união em torno do fortalecimento dos municípios. Um momento que reforça o espírito de cooperação e compromisso com o municipalismo”, afirmou.
Gabinete itinerante
Ao todo, 205 prefeitas e prefeitos confirmaram presença no evento. No segundo dia do encontro, o governador Carlos Brandão recebeu os gestores municipais no seu gabinete itinerante, montado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
Entre os prefeitos recebidos esteve Gentil Neto, de Caxias, que falou dos benefícios acordados com o Governo do Maranhão para o município.
“O governador Carlos Brandão já entregou uma ambulância para reforçar o atendimento em saúde. Também foi entregue uma nova viatura para o batalhão de polícia, garantindo mais segurança para a nossa população. A gente conseguiu também Estação Tech, que vai funcionar no farol da educação da cidade. O governo vai fazer o portal de Caxias e levar a Carreta da Mulher com diversos serviços para a população feminina. Outro benefício muito importante que conseguimos foi a duplicação da Avenida Pirajá, uma das mais importantes da cidade”, informou Gentil Neto.
O prefeito Filipe Marreca, de Itapecuru-Mirim, também conversou com o governador Carlos Brandão no gabinete itinerante. “Estamos voltando para Itapecuru-Mirim com uma nova ambulância e com termo assinado para a construção de uma nova praça para embelezar a cidade e dar mais um espaço de lazer para a população. Também será construído um sistema de abastecimento de água para dar mais dignidade para os moradores”, afirmou.
Outros prefeitos que compareceram ao encontro também destacaram a importância da iniciativa. “Como prefeito de primeiro mandato, isso aqui é um exemplo de parceria. Nós temos orientação sobre orçamento, gestão, sobre captação de recursos, como usar esses recursos e, principalmente, de união entre os municípios, o estado e outras instituições públicas”, declarou o prefeito de Grajaú, Gilson Guerreiro.
“O encontro está maravilhoso. Gostei muito de tudo que recebi aqui, essa atuação da Famem e a união entre os prefeitos é muito positiva para nós”, disse a prefeita Juceni Oliveira, de Formosa da Serra Negra.

Visita aos estandes
No segundo dia do evento, o governador Carlos Brandão também visitou os estandes como o da Padaria Artesanal, onde conversou com as beneficiárias do projeto coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) e que foi lançado no estado por iniciativa da primeira-dama, Larissa Brandão, a fim de fortalecer as ações de combate à insegurança alimentar e impulsionar a inclusão socioprodutiva, a geração de emprego, renda e oportunidades aos maranhenses em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Acompanhado da primeira-dama, Larissa Brandão, do presidente da Famem, Roberto Costa, e da presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Iracema Vale, o governador também conversou com os servidores estaduais que trabalharam no evento, apresentando os projetos, ações e políticas públicas do Governo do Maranhão aos participantes