O governador Carlos Brandão esteve presente na cerimônia de inauguração da nova fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo, no estado do Mato Grosso do Sul, na quinta-feira (5). Conhecido como Projeto Cerrado, o empreendimento é a maior fábrica de celulose em linha única do mundo, com capacidade para produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose por ano.
“Eu não tenho dúvidas do grande desenvolvimento para essa região de Ribas do Rio Pardo aqui no Mato Grosso do Sul. Hoje é um grande dia e esse é um ato importante. Esse é o Brasil que a gente quer, com geração de empregos e desenvolvimento”, declarou Carlos Brandão.
Na ocasião, o governador maranhense aproveitou para reforçar os pleitos para expansão da unidade da Suzano no município maranhense de Imperatriz.
“Viemos a esse evento para prestigiar e conversar com a diretoria da Suzano, com o presidente Lula, com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que tem nos ajudado a levar investimentos para o Maranhão, para prospectarmos a ampliação da fábrica de Imperatriz, que é um sonho de toda aquela região. Esse projeto está avançando bastante e acredito que vamos conseguir essa ampliação”, comentou Carlos Brandão.
O presidente da Suzano, Beto Abreu, ressaltou o compromisso da empresa com o desenvolvimento do país e lembrou que a inauguração oficial da fábrica é uma comemoração pelo marco histórico para a empresa.
“Esse é um projeto de grande relevância, não apenas do ponto de vista do setor de papel e celulose, mas também considerando o impacto gerado para a região do estado do ponto de vista do desenvolvimento, renda, geração de emprego e redução da pobreza. Esse projeto consegue conciliar desenvolvimento econômico e sustentabilidade, tanto do ponto de vista ambiental quanto social”, afirmou Beto Abreu.
A fábrica é um dos maiores investimentos privados do Brasil dos últimos quatros anos, com um aporte de R$ 22,2 bilhões da Suzano. Com a entrega, a empresa passa a ter três fábricas em operação no Mato Grosso do Sul e capacidade de produção de 5,8 milhões de toneladas de celulose por ano.
A solenidade contou com a presença de várias autoridades, como o governador Carlos Brandão, o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), entre outras autoridades federais, estaduais e municipais, além de empresários e representantes de entidades ligadas ao setor.