Confirmado: Anatel libera 5G em São Luís a partir de segunda-feira (19)

Notícia Geral

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, confirmou que a capital do Maranhão, São Luís, e mais seis capitais, passarão a contar com a faixa 3,5 gigahertz (GHz) do 5G, também conhecida como 5G puro, a partir da próxima segunda-feira (19). 
A decisão foi aprovada pela agência na tarde desta quarta-feira (14), durante reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3,5 GHz (Gaispi), liderado pela Anatel. 

Além de São Luís, o sinal será liberado também para Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió e Teresina.
Com a decisão, 22 capitais terão acesso ao 5G puro. Apenas cinco capitais da Região Norte ainda não têm a tecnologia: Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Manaus e Belém.

Parâmetros
Segundo a Anatel, as operadoras Claro, TIM e Vivo, que arremataram as licenças nacionais da faixa 3,5 GHz no leilão realizado no fim de 2021, deverão instalar um número mínimo de antenas 5G em cada capital. 
Cada operadora deverá ativar pelo menos 14 estações em São Luís.
Chamado de standalone ou SA, o 5G puro oferece velocidade dez vezes mais veloz que o 4G, além de menor tempo de latência (atraso) na resposta a comandos dos usuários.

Central de Notícias