Curso de Rédeas ensina técnicas e exercícios para a melhor interação entre cavalo e cavaleiro em Codó

Notícia Geral

A Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI) realizou entre os dias 23 e 27 de outubro o primeiro Curso de Rédeas no Parque de Exposição Walter Zaidan, no município de Codó. Com o objetivo de transmitir as técnicas e os exercícios adequados para uma flexibilização correta do animal e melhorar a relação entre cavalo e cavaleiro, o curso capacitou 10 alunos inscritos no município, o número limite para formação de cada turma.

A iniciativa é uma parceria entre ACRIVI, FAEMA/SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó. De acordo com o instrutor Victor Borgneth, o curso de Rédeas é um método para treinar os animais sem o uso da força, ensinando técnicas bem executadas e ajudando os cavaleiros no esporte, no lazer e no trabalho diário no campo.

“O Curso de Rédeas é um curso de aperfeiçoamento do Curso de Doma. Os alunos já fizeram o Curso de Doma. E esse curso é um aperfeiçoamento, onde a gente vai trabalhar a habilidade do cavalo, vai mexer com a biomecânica do animal e fazer com que esses cavalos melhorem a performance, deixando-os mais preparados para o trabalho, pro dia a dia, pro esporte e lazer. Aqui nós abolimos a brutalidade, maus tratos, agressividade, e trabalhamos a questão e conscientização da doma racional, onde os alunos aprenderam a dominar melhor seu animal, flexionamento, manobras, recuos. Porém, respeitando o animal, mudando o modo de pensar, e tratando o cavalo como nosso companheiro”, explicou Borgneth.

Ações, serviços e eventos durante todo o ano no Parque Walter Zaidan

Para o presidente da ACRIVI, Yuri Corrêa, a realização do curso faz parte da nova filosofia de gestão da Associação, que é ofertar serviços para o público ligado ao agro e levar ações e eventos para a população durante todo o ano no Parque Walter Zaidan.

“Hoje estamos aqui no Parque Walter Zaidan, finalizando o Curso de Rédea, promovido pela ACRIVI, juntamente com o Sindicato dos Produtores Rurais, onde na pessoa do nosso amigo Iedo Barros, quero agradecer a todo o apoio, todo o incentivo e a parceria firmada com a ACRIVI. Com esse intuito, estaremos fazendo atividades durante todo o ano aqui no Parque Walter Zaidan. Sindicato e Associação juntos, trazendo qualificação para todos os amigos de Codó e isso faz com que o parque tenha movimento o ano todo, e com certeza outros eventos, outros cursos virão e será oferecido para toda a população de Codó”, concluiu