Na tarde da última terça-feira (7), Durante ronda na BR-135, nas proximidades do povoado de Independência, policiais rodoviários federais abordaram um carro de passeio e, ao solicitarem os documentos obrigatórios, o condutor de 25 anos, apresentou apenas o documento de identidade, informando não ser habilitado à condução de veículo automotor.
Além do condutor, havia mais duas pessoas no interior do veículo, uma mulher de 27 anos e um homem que não apresentou documentos de identificação.
Após análise detalhada foi verificado pela equipe que o carro apresentava placas falsas e possuía um boletim de ocorrência registrado por roubo em 13 de outubro de 2022, em Teresina/PI.
Também foi descoberto que um dos passageiros sem identificação se tratava de um foragido do sistema prisional do Maranhão desde o dia 10 de maio de 2022, e possuía um mandado de prisão em aberto. As pesquisas aos sistemas criminais apontaram várias anotações em desfavor do foragido, especialmente relacionadas a crimes cometidos contra instituições financeiras nos estados do Mato Grosso do Sul e do Maranhão.
Posteriormente, foi verificado ainda pelos policiais que outra passageira respondia a um processo criminal por homicídio, tendo sido denunciada pela 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Castanhal/PA.
No interior do veículo foram localizadas ferramentas do tipo parafusadeira, com duas baterias carregadas, uma chave de fenda grande, uma espátula tipo pé-de-cabra, além de um par de placas de identificação veicular.
Todos os envolvidos, juntamente com o veículo e os materiais apreendidos, foram encaminhados à Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis.