No último sábado (14), por volta das 15h, a Praça da Amizade, em Peritoró, no leste do Maranhão, recebeu um bom público para a observação do eclipse solar. Centenas de pessoas estiveram presentes na praça da cidade.

De acordo dados oficiais foi obeservado uma totalidade de 85.40% do diamentro solar ocupado pela sombra alinhada da lua, magnitude 0.904 com um tempo de duração 2h:35min :39s, teve início ás 15h:15min e se estendeu até ás 16h:39min.
O momento foi histórico, foi a primeira vez que um eclipse é obeservado por um grupo de peorfessores acompanhados por dezenas de alunos e populares. Os professores e alunos são do Centro de Ensino João Mohana, é importante destacar que o projeto recebeu apoio da direção da escola.
O professor Neto Cazuza, coordenador do projeto de Astronomia, que teve como subtema Eclipse Solar anular, falou sobre o grande momento vivenciado por toda a comunidade escolar.
“Quem faz ciência, sempre tem o desejo de motivar o mundo a observar, a compreender, a contextualizar a prática com as velhas teorias de sala de aula. Foi o que nós, do projeto eclipse solar anular fizemos. Confesso que não esperava que a comunidade escolar fosse marcar presença, como marcou no evento. Fiquei surpreendido com o público escolar e com aqueles populares que não são alunos. O sentimento é de missão cumprida, fizemos ciência, fizemos história em PERITORÓ”, frisou o Professor de Física que é mestrando na disciplina.
Ezequias da Silva, Maciel Silva , Hozan Rafael, Rafael Salazar, Jean Carlos, esses foram os professores que fizeram parte da comissão organizadora.
Érika Borges e KEKEU Vitório, foram as professoras monitoras.