Nesta sexta-feira (26), durante o programa Jornal da Mira, da Rádio Mirante FM, o governador Carlos Brandão (PSB) participou da série de entrevistas com os candidatos ao Governo do Estado, conduzida pelos jornalistas Clóvis Cabalau, Carla Lima e Bárbara Liz.
O diálogo abordou temas como a Segurança Pública, estradas, transporte aquaviário, feiras da capital, plano de desenvolvimento do Centro Histórico de São Luís e relação com o Governo Federal.
A entrevista foi iniciada com o tema Segurança Pública, na qual o candidato à reeleição foi questionado por Clóvis Cabalau a respeito dos assaltos a ônibus e aos bairros, casos de feminicídios e efetivo policial no interior do Estado.
“No começo do Governo, nós contratamos mais de 5 mil policiais. Nos últimos 4 anos, tomamos uma decisão muito bem acertada que foram 9 mil promoções. Isso melhora a autoestima dos militares para que eles possam entrar bem e combater o crime. Também equipamos as polícias, adquirimos mais de 1.300 viaturas, mais de 500 motocicletas e mais de 20 milhões em coletes e armas”, pontuou o candidato à reeleição, Carlos Brandão.
Na oportunidade, Brandão destaca a redução nos índices de violência do Estado, a pacificação da capital e o esforço para tornar as cidades maranhenses ambientes seguros para investimentos.
“Quando assumimos o Governo, tínhamos cerca de 900 homicídios por ano e São Luís estava entre as 50 cidades mais violentas do mundo. Ao final do primeiro mandato, nós reduzimos para 300 homicídios ao ano, e São Luís saiu desse cenário entre as mais violentas do mundo. Isso era algo que dificultava, inclusive, a atração de investimentos. Contratamos também policiais civis, delegados, escrivães e peritos criminais para melhorar as investigações. Recentemente, nomeei mais 300 policiais”, afirmou o governador.
A jornalista Carla Lima indagou se, em continuidade à gestão, Brandão dará mais atenção à Polícia Civil nos quesitos de aparelhamento e valorização. O governador aproveitou para citar o fortalecimento das polícias Civil e Militar, já nos seus 4 meses de governo e a pretensão empreender recursos, inclusive, em videomonitoramento e na criação de mais um Centro Tático Aéreo (CTA).
“A gente tem valorizado bastante. Comparado com outros governos, o nosso foi um dos que mais contratou delegados, peritos e investigadores. Só agora nos meus 4 meses de governo, contratei 13 delegados, 13 escrivães e 13 investigadores. Fora isso, tenho mantido várias operações, criei 3 batalhões de motocicletas em São Luís, Imperatriz e Timon. Vou criar mais um Centro Tático Aéreo (CTA) na cidade de Balsas, essa iniciativa já reduziu em 90% os assaltos a bancos. Vamos ampliar, ainda, o videomonitoramento”, frisou Brandão.
A partir do segundo tema escolhido, as “Estradas”, o jornalista Clóvis Cabalau questiona qual o planejamento de Carlos para resolver problemas nas MAs, estradas que são de responsabilidade do Estado. O Governador aproveitou para explicar as diferenças entre as estradas do Maranhão, as responsabilidades e sobre o seu Plano Geral de Recuperação e Recapeamento.
“Há muita confusão, às vezes o usuário não sabe distinguir o que é MA e o que é uma BR. O usuário cai em um buraco e diz que o Governo do Estado não recupera, mas às vezes ele está em uma BR. Nos últimos 4 anos, o Governo Federal praticamente não investiu nas nossas BRs; estão literalmente destruídas. Quanto ao Plano Geral de Recuperação e Recapeamento, nós temos licitações prontas para 12 regionais e equipamentos nas estradas. E a gente nunca parou. Estamos trabalhando em várias frentes e temos recursos assegurados para a recuperação das estradas”, afirmou o governador.