Professores da rede pública de ensino municipal de Peritoró-MA, não receberam o pagamento do abono do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Professor Neto Cazuza, coordenador do sinproesemma em Peritoró-MA, fez uma convocação para uma assembleia que será realizada na segunda-feira, 8 de janeiro de 2024, que na oportunidade o assunto vai ser debatido.
É mais um ano que os docentes não recebem o abono salarial, com isso, a economia local é prejudicada.
Fundeb
O Fundeb é o que garante o reforço de caixa de Estados e municípios para investir nos estudantes da rede pública da educação infantil ao ensino médio.
A verba é usada para pagar salários dos professores, reformas de escolas, entre outros gastos.
Ele foi criado provisoriamente em 2007, a partir do antigo Fundef, para garantir que os recursos cheguem à educação. Em 2020, se tornou permanente.
Funciona como uma espécie de “pote de dinheiro” destinado exclusivamente às escolas públicas de educação básica (creches, pré-escola, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação especial e educação de jovens e adultos). Os recursos vêm de impostos e tributos que, por lei, devem ser aplicados ao desenvolvimento do ensino.
A ideia é evitar a desigualdade e distribuir o dinheiro para garantir um valor mínimo investido por aluno, igual a todos os estados.