Do Coroatá-Online
O golpe é conhecido, mas continua fazendo vítimas. Desta vez empresas de Coroatá caíram nas ‘armadilhas’ de hackers.
O crime utiliza, normalmente, de e-mails que ao serem clicados fazem com que os arquivos do computador sejam sequestrados. Ao usuário resta duas alternativas: formatar e perder tudo, ou pagar um resgate cobrado pelos hackers.
No Brasil diversas prefeituras e políticos foram vítimas desse tipo de crime, tendo que pagar o resgate para ter de volta os arquivos.
Em conversa com o portal Coroatá Online, o empresário Francisco Andrade, proprietário da GoodSystem, disse que o servidor do aplicativo comercial em Coroatá foi atacado recentemente, mas a empresa estava preparada.
“Alguns dos nossos clientes foram atacados. Todos os arquivos ficam criptografados e para ter de volta é preciso pagar o resgate. Prevendo esse tipo de crime, a GoodSystem faz Backup em nuvem e com isso recuperamos tudo de volta”, explicou Francisco Andrade.
A dica é simples, mas faz toda diferença: ter cuidado com e-mails recebidos de pessoas que você não conhece. Diariamente são enviados diversos e-mails à espera de apenas um clique.