No Palácio dos Leões, em São Luís, o governador em exercício, Felipe Camarão, participou do Plano de Segurança do Carnaval do Maranhão 2024, apresentado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com colaboração das polícias Civil e Militar, e Corpo de Bombeiros, nesta sexta-feira (19). Durante o encontro, os chefes das Forças de Segurança do Estado detalharam como cada uma das corporações deve atuar durante as festas carnavalescas em São Luís e no interior do Estado.
Na oportunidade, o governador em exercício, Felipe Camarão, assegurou que o Governo do Maranhão irá garantir a segurança para todos durante os circuitos Beira-Mar e Litorânea, sejam foliões maranhenses e suas famílias, turistas ou pessoas que trabalham nas festas.
“O governador Carlos Brandão determinou, especificamente, o cuidado com o nosso pré-Carnaval e a preparação com o nosso Carnaval. Eu quero garantir aqui, a todos os maranhenses, às pessoas que vêm do interior e também aos turistas, que o nosso Carnaval será seguro. O governador Carlos Brandão preza por uma festa maravilhosa, segura e saudável, e os nossos comandantes estão aqui para garantir isso. Compareçam tanto no Circuito Beira-Mar, quanto no Circuito Litorânea, porque vocês vão vir e voltar em paz para as suas casas”, assegurou Camarão.
O secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), Maurício Martins, fala da expectativa positiva com base nos planejamentos anteriores e explica como o preparo está sendo feito para manter a ordem pública e resguardar os cidadãos maranhenses.
“Todo o sistema de segurança pública está unido para o Carnaval em todo o estado do Maranhão, as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, o CTA. Nós estamos preparados para esta grande festa que será o maior Carnaval a ser realizado aqui no Maranhão. Nós já acumulamos as experiências positivas dos anos passados, tanto do Carnaval, quanto das festas juninas e de fim de ano. Estamos preparados para fazer, agora, a maior segurança neste carnaval de São Luís e do Maranhão”, pontuou o titular da SSP.
Durante a folia momesca, a Polícia Militar irá se utilizar de um efetivo de 7 mil policiais por todo o Maranhão, por meio da Operação Carnaval Seguro, sendo 600 agentes e 200 viaturas por dia na capital, e 1.500 policiais e 400 viaturas por dia nas cidades do interior. Na ocasião, o comandante da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), coronel Paulo Fernando, informou sobre o planejamento para uma atuação simultânea em várias frentes, que deve ocorrer na capital.
“Nós, da Polícia Militar, temos até o momento a previsão do acontecimento do Carnaval em mais de 150 municípios, com destaque para o mega evento em São Luís. Em virtude dessa previsão, a Polícia Militar irá empregar todo o seu efeito ativo nessas missões dos circuitos Beira-Mar e Litorânea. Neles, serão empregados os policiais a pé, montados, motorizados e aéreo. Simultaneamente, teremos o policiamento em vários locais, a exemplo de barreiras policiais nas principais avenidas com o objetivo da revista pessoal, da apreensão de armas, drogas, assim como inibir a direção alcoolizada”, pontuou o coronel da PMMA.
Quanto à Polícia Civil, o delegado-geral do Maranhão, Jair Paiva, ressalta os reforços tanto aos plantões ordinários, quanto aos extraordinários. “A Polícia Civil já vem atuando nas prévias carnavalescas, o nosso planejamento ocorre com base no que já estamos promovendo durante essas prévias. Logicamente, no Carnaval, devemos ter um incremento no reforço. Nossos plantões ordinários como Cajazeiras, Cohatrac, Cidade Operária, Maiobão e Itaqui-Bacanga, funcionarão com reforços. Nos plantões extraordinários, com a Casa da Mulher Brasileira e a SHPP, vamos ter reforços de equipes nos circuitos Beira-Mar e Litorânea.
O Corpo de Bombeiros do Maranhão seguirá utilizando estrutura similar à que vem sendo empregada nos shows de Pré-Carnaval, a exemplo de viaturas, drones e bombeiros militares a pé no circuito Beira Mar. Para o circuito Litorânea, o CBMMA vai mobilizar, por dia, cinco viaturas, dois quadriciclos, duas moto aquáticas, dois botes infláveis, drone, além de guarda-vidas na praia e bombeiros militares a pé.