O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) entregou, na quarta-feira (28), a mais alta comenda da corporação, a medalha Alferes Moraes Souto, para civis e entidades, no auditório do Palácio Henrique de La Roque.
“Hoje é um momento especial, com homenagens às pessoas que trabalharam e prestaram um bom serviço. O nosso Corpo de Bombeiros tem se destacado no Maranhão e fora dele no combate às enchentes, queimadas e socorrendo pessoas em outros estados como em Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro. O Maranhão está sendo requisitado como exemplo dos bons serviços prestados, portanto, hoje são feitas homenagens àqueles que fizeram um bom trabalho”, disse o governador Carlos Brandão, que também foi um dos homenageados com a medalha do Mérito em Proteção e Defesa Civil, honraria destinada a militares estaduais e federais, civis e instituições que se destacam por relevantes serviços prestados à proteção e defesa civil.
O comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Célio Roberto, falou da importância de condecorar autoridades e militares que marcaram a trajetória da corporação. “Nós chegamos ao final do ano com resultados positivos e a gente aproveita para celebrar esse momento, fazendo reconhecimento de todos que têm contribuído com o Corpo de Bombeiros. Agora estamos nos preparando para o período intenso de chuvas, estamos felizes porque conseguimos reduzir o número de queimadas em relação aos anos anteriores. Temos muitos motivos para celebrar”, disse o comandante.
Medalha Alferes Moraes Souto
A medalha Alferes Moraes Souto é concedida a pessoas ou entidades com relevantes serviços prestados ao Corpo de Bombeiros.
A entrega da honraria acontece nos meses de julho, em comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros, e em dezembro, em comemoração ao aniversário da corporação, que em 2022, completa 119 anos de criação.
“Estamos hoje comemorando um dia alegre, histórico, compartilhando a alegria com nossos irmãos bombeiros e seus familiares. Estamos juntos e vamos continuar lutando para investir na valorização, reconhecimento e estruturação dando todo apoio à corporação”, disse coronel Silvio Leite, secretário de Segurança Pública.
Na oportunidade, também foram homenageados os capelães do Corpo de Bombeiros pelos relevantes serviços prestados à comunidade e aos bombeiros militares em suas Unidades Operacionais.