Governo do Maranhão realiza melhorias em prédios das unidades vocacionais do Iema

Notícia Geral

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), está investindo na solidificação da rede do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) realizando melhorias nos prédios das unidades vocacionais do Instituto nos municípios de Pedreiras, Barra do Corda, Brejo e Santa Inês. Dentre os serviços realizados estão a troca de telhados, pisos, pintura, manutenção e adequação dos laboratórios. Nas unidades de Santa Inês e Brejo estão sendo construídas novas salas, cozinha e quadras poliesportivas. Boa parte dos prédios também recebe melhorias na parte elétrica e hidráulica.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, afirmou que estes investimentos solidificam a rede do Iema e que as unidades vocacionais são a prioridade deste semestre. A meta é a realização de melhorias em todas as unidades para que seja alcançado o padrão Iema. A estimativa do Governo é de investir cerca de quatro milhões de reais.

“O Iema já se consolidou como uma referência na área de educação profissional e tecnológica, a tendência é se firmar cada vez mais como uma nova instituição, com um trabalho de qualidade e competência. Ele vai deixar frutos importantes e ganhos significativos para o Maranhão, não apenas pela formação de recursos humanos, mas por contribuir com o processo de desenvolvimento do Estado”, afirmou.
Almada pontuou, ainda, que há uma previsão de que as unidades vocacionais de Santa Inês e Brejo serão transformadas em unidades plenas a partir de 2018.

De acordo com o gestor geral da unidade vocacional do Iema de Pedreiras, Joseilson Lima, as intervenções são de suma importância para os alunos e também para o desenvolvimento do município. “Com o aperfeiçoamento destas instalações, estamos contribuindo para o desenvolvimento cognitivo dos alunos e também para uma melhor qualidade do trabalho dos funcionários da unidade, que poderão desenvolver suas atividades de forma positiva e prazerosa”, disse o gestor.

O gestor faz questão de destacar a importância do trabalho do secretário Jhonatan Almada e do pró-reitor de Planejamento e Gestão, Emanuel Denner, que são importantes neste processo, pois eles atenderam um pedido do município.
Ele afirmou que as melhorias trarão qualidades e benefícios para todos os moradores da região, desde as intervenções na estrutura física do prédio, ao desenvolvimento humano e o crescimento econômico local.

Para Samuel Santos, gestor da unidade vocacional de Santa Inês, a expectativa para esta nova fase é o aumento da procura pelos serviços oferecidos pela instituição e de serviços com mais qualidade para os jovens. “Todos vamos ganhar com estes serviços que estão sendo realizados, pois há uma unidade em Pindaré, mas é distante e com esta projeção de uma unidade plena no município irá beneficiar muitos estudantes da região”, disse Samuel.

Saiba Mais

Unidade Vocacional

Trabalha um arranjo produtivo local com a oferta de cursos de formação inicial e continuada, tendo como objetivo a geração de emprego e renda das pessoas daquela localidade.

Unidade plena
Trabalha com o ensino médio técnico integral, com o objetivo de formar jovens com maior qualificação e competência técnica para que atuem no mercado de trabalho