Governo lança dia 12, em Serrano do Maranhão, o programa Iema Mais IDH com a oferta de 3.500 vagas para cursos FICs

Notícia Geral

O Governo do Estado vai levar aos trintas municípios maranhenses com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) por meio do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Serão abertas 3.500 vagas distribuídas entre 100 cursos a serem ofertados para moradores dessas cidades, um investimento de R$ 1 milhão. A iniciativa do governo visa atender às demandas existentes de formação profissional local, tendo em vista a geração de emprego e renda, na perspectiva de melhorar os indicadores econômicos e sociais do Maranhão e contribuir para o acesso de jovens e adultos ao mercado de trabalho mediante a formação profissional.

Cada município deve receber pelo menos três cursos com o objetivo de trabalhar um dos eixos do indicador que é o Mais Educação. O edital de inscrição para os interessados em participar da formação será lançado no dia 12 de maio, às 14h, na Câmara de Vereadores do município com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada. O Programa Iema Mais IDH é coordenado pela Secti e tem a parceria da Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

Os cursos presenciais serão focados na geração de renda e emprego. Em Serrano do Maranhão, por exemplo, serão ofertados formação na área de beneficiamento de Babaçu, da Mandioca, Operador de Processamento de Frutas e Artesão de Biojoias. “Esperamos que a partir da qualificação recebida essas pessoas possam empreender, abrir os seus próprios negócios e ter uma nova oportunidade de inserção no mercado de trabalho e melhorar o seu padrão de vida pela geração de emprego e renda”, disse o secretário Jhonatan Almada.

INSCRIÇÃO

Poderão se inscrever nos cursos candidatos oriundos de escolas públicas, bem como de instituições privadas, comunitárias, confessionais e filantrópicas, mantidas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, segundo informou o secretário adjunto de Educação Profissional, Tecnológica e Inclusão Social/Coordenador do Iema Vocacional, André Bello, que destacou ainda que as inscrições são gratuitas. Após o lançamento, o edital ficará disponível na página na Secti no endereço www.secti.ma.gov.br.

Serão beneficiados os moradores dos municípios de Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Amapá do Maranhão, Araioses, Arame, Belágua, Brejo de Areia, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Conceição do Lago-Açu, Fernando Falcão, Governador Newton Bello, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Lagoa Grande do Maranhão, Marajá do Sena, Milagres do Maranhão, Pedro do Rosário, Primeira Cruz, Santa Filomena do Maranhão, Santana do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão, São Francisco do Maranhão, São João do Caru, São João do Sóter, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Satubinha e Serrano do Maranhão.