O ex-prefeito de Dom Pedro, Hernando Macêdo (PCdoB), não quer mais nem saber de voltar a governar o município. É o que ele estaria afirmando a familiares e aliados políticos.
Ocorre que segundo informações que chegaram ao ao blog do Carlinhos, a Justiça Eleitoral está em vias de tomar uma posição sobre a indefinição do resultado das eleições municipais de 2016; são fortes os rumores que a Justiça declare Hernando vencedor do pleito e o convoque para assumir o cargo de prefeito de Dom Pedro.
Entenda o imbróglio
Hernando Macedo, candidato à reeleição em 2016, recebeu 6.026 votos, mas nas urnas quem venceu a disputa foi Alexandre Costa (PSC), que recebeu 7.997 votos dos eleitores da cidade. Entretanto, como teve sua candidatura indeferida com recurso, o candidato do PSC não foi declarado eleito; no dia 1º de janeiro de 2017, a vereadora Rosa Nogueira, eleita presidente da Câmara Municipal, assumiu a prefeitura até que o TRE julgue o caso:
– Alexandre Costa assume a prefeitura ou Hernando Macêdo?
– Há também a possibilidade de novas eleições…
Independente do resultado do julgamento no TRE-MA ou no TSE, Hernando tem afirmado que não deseja retornar ao cargo de prefeito de Dom Pedro. Nesse interim, ele já andou ensaiando uma pré-candidatura a deputado federal, mas especula-se que o ex-prefeito de Dom Pedro assuma o cargo de Diretor – Presidente da CAEMA.
“Hernando não queria nem ir para reeleição, com muita luta foi convencido por familiares e amigos a ingressar na disputa”, contou uma fonte ao blog.
Enquanto perdurá a indefinição, a vereadora Rosa Nogueira, mulher do líder político Farys Miguel, permance no cargo de prefeita de Dom Pedro.
“Mas a Rosa Nogueira não pode passar os 4 anos como prefeita; o prazo dela encerra com 6 meses. O TRE precisa tomar uma posição, dos três municípios que estavam com esse problemas, Bacabal, Bacuri e Dom Pedro, somente Dom Pedro está governado por alguém que não foi eleito para o cargo”, disse um vereador dompedrense que pediu para não ser identificado.
Do Blog do Carlinhos