sexta-feira, abril 18, 2025

“Hoje tomei uma das decisões mais difíceis da minha trajetória pública”, diz Juscelino

Política

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), oficializou nesta terça-feira (9) sua saída do cargo. A decisão foi comunicada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio de uma carta pública, na qual o agora ex-ministro afirma que seu afastamento tem como objetivo preservar o governo e permitir que ele se dedique integralmente à sua defesa.

“Solicitei ao presidente Lula meu desligamento do cargo de ministro das Comunicações. Não o fiz por falta de compromisso, muito pelo contrário. Saio por acreditar que, neste momento, o mais importante é proteger o projeto de país que ajudamos a construir e em que sigo acreditando”, declarou.

A saída ocorre após Juscelino ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto desvio de emendas parlamentares quando ainda exercia mandato de deputado federal. Em sua carta, o ex-ministro classificou as acusações como “infundadas” e disse confiar na Justiça brasileira, especialmente no Supremo Tribunal Federal (STF), para comprovar sua inocência.

“Preciso me dedicar à minha defesa, com serenidade e firmeza, porque sei que a verdade há de prevalecer”, escreveu.

No texto, Juscelino fez um balanço das ações à frente da pasta das Comunicações, destacando a ampliação da inclusão digital, o avanço do projeto Norte Conectado — que leva internet por fibra óptica à região amazônica — e o destravamento do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), que segundo ele viabilizou mais de R$ 3 bilhões em investimentos. Também citou a distribuição de 56 mil computadores em comunidades carentes e a entrega do projeto de TV 3.0.

“Tive o apoio incondicional do presidente Lula. Nunca tive apego ao cargo, mas sempre tive paixão pela possibilidade de transformar a vida das pessoas — especialmente das que mais precisam”, ressaltou.

Juscelino também agradeceu à sua equipe, ao União Brasil e ao povo do Maranhão. Ele agora retoma seu mandato como deputado federal.

Nos bastidores de Brasília, ganha força o nome do deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA), atual líder da bancada na Câmara, como possível sucessor no Ministério das Comunicações. Caso o movimento se confirme, Juscelino poderá assumir a liderança do partido na Casa, ampliando sua atuação política enquanto enfrenta o processo judicial.

Leia a carta de Juscelino Filho na íntegra:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *