A população de Coroatá, distante da capital maranhense 260 quilômetros, receberá nesta terça-feira (7), dois equipamentos públicos que consolidam a Rede Iema de Educação, Científica e Tecnológica no município.
A primeira iniciativa a ser entregue será a Praça da Ciência, ação inédita no Maranhão que consiste em uma praça especialmente projetada para as crianças aprenderem os princípios básicos da física, astronomia, ciências e educação ambiental. A praça é composta por 10 brinquedos científicos, cuja forma de utilização ficará sob responsabilidade de dois monitores da Secretaria Municipal de Esporte, Saúde, Lazer, Ciência e Tecnologia, designados a atuarem nos turnos matutinos e vespertinos, recepcionando e concedendo informações ao público visitante. A praça da ciência conta com os seguintes brinquedos: ‘alvo giratório’, gerador humano de energia’, ‘levante-me se puder’, ‘princípios da bailarina’, quem vai subir?’, ‘telefone sem fio’, ‘tubos musicais’, ‘tubo em eco’ e ‘relógio de sol’.
O projeto Praça Iema da Ciência é inspirado nas experiências feitas na Bahia. Após visitação às praças construídas em várias cidades, foi realizada a licitação e contratação da empresa para instalação dos equipamentos. Segundo o reitor do Iema, Jhonatan Almada, o advento da praça implica em um grande passo para a divulgação e popularização da ciência e para o desenvolvimento de uma educação tecnológica e cientifica no Maranhão. A obra entre melhorias e equipamentos está orçada em aproximadamente R$ 165 mil.
Na oportunidade também será implantada a coordenação local da Rede Iema de Educação Científica e Tecnológica.
O segundo equipamento a ser inaugurado é o Ieminha. A escola ofertará os cursos profissionalizantes ligados à área de tecnologia e contará também com uma sala para robótica educacional integrada ao clubinho de robótica que foi montado no município em parceria com a Prefeitura de Coroatá, além de contar com laboratório de informática.
A nova unidade tem por objetivo facilitar o acesso dos estudantes aos cursos profissionalizantes, além de ser um espaço de encontro e de trabalho do clubinho de robótica da cidade, e funcionará na sede da unidade vocacional do Iema.