As pessoas ainda se concentravam na praça da Igreja de São Francisco (bairro do mesmo nome) para iniciar a caminhada dos candidatos Zito Rolim, Márcio Jerry e Weverton Rocha quando dois grupos rivais (um do bairro São Francisco e outro do Codó Novo) se encontraram e começaram uma briga generalizada.
Em meio à socos e pontapés, GUILHERME DE FREITAS MOREIRA, que completaria 22 anos no dia 5 de dezembro deste ano, levou uma facada no peito, chegou a ser socorrido pelo SAMU mas não resistiu ao grave ferimento e morreu.
Na opinião do delegado Rômulo Vasconcelos, existe um rixa antiga entre os dois grupos e a turma do Codó Novo se arriscou ao vir para o território inimigo.
Noutra ocasião, segundo a autoridade policial, os rivais já haviam trocado até tiros.
“Eles saíram do Codó Novo, então eles vieram para um local completamente adverso à eles, esse grupo aqui são inimigos mortais e ele veio pra dentro da casa dos caras, teve uma briga generalizada onde um sofreu as consequências que foi o Guilherme, tanto o Ratinho quanto o Baby já atiraram nesse pessoal daqui e esse pessoal daqui do bairro (São Francisco) já atiraram no pessoal do bairro Codó, então eles têm uma treta muito grande entre eles”,
Foram presos por estarem, conforme o delegado, diretamente na briga Romário Leal da Silva, de 20 anos, vulgo Ratinho, e Evair Santos da Silva. Um terceiro suspeito identificado apenas pelo primeiro nome – EDMUNDO – está foragido.
O delegado ainda tem dúvida se Evair tem o apelido de Baby, ele nega.
“Na verdade, isso aí a gente vai autuar tanto o Baby, quanto o Ratinho que eles estavam lá na hora, eles participaram, os dois estavam armados, a vítima levou uma facada no peito, eles partiu pra cima dele, tem uma testemunha ocular do crime, tem várias testemunhas oculares do crime, entendeu? Tem um que a gente prendeu na hora com a faca que é parente, primo da vítima, tem nada a ver com o caso mas foi preso no local do crime, a gente vai aprofundar as investigações”
O delegado ainda não identificou quem desferiu a facada fatal.
HOMICÍDIO EVITADO
O grupo que reagiu imediatamente ao crime, composto por delegado Rômulo e homens da Polícia Militar, evitou outros assassinatos por vingança.
O irmão da vítima, cujo nome ainda não foi revelado, foi flagrado já dentro da casa de um dos suspeitos de ter matado seu ente. O jovem estava com duas armas de fabricação caseira, foi preso e responderá pelo porte ilegal de duas garruchas.
Também foi detido Ivanilson, mas já se sabe que ele não tem relação com o crime.
As buscas se concentram agora na captura de Edmundo.
A CAMINHADA
Como tudo aconteceu antes da caminhada, o evento político saiu pelas ruas do bairro São Francisco, passou pelo centro e parou no bairro São Pedro sem qualquer percalço de natureza criminal.
Do Blog do Acélio