A prefeitura municipal de Lima Campos-MA, por meio de sua secretaria de saúde, lançou na manhão desta quarta-feira, 18 de janeiro, no prédio da Câmara Municipal de Vereadores, o Programa Vale Fralda.
O programa vai distribuir fraldas pediátricas e geriátricas para todos que precisarem e que estiverem dentro do perfil do programa.
Para receber o benefício, o munícipe deve fazer uso contínuo de fraldas e se enquadrar nos critérios:
- Possuir residência fixa e comprovada há pelo menos seis meses no município de Lima Campos;
- Estar cadastrado junto à Secretaria Municipal de Saúde e realizar pedido formal;
- Apresentar comprovante de residência;
- Apresentar o Registro de Identificação Civil, RG e juntamente com o Comprovante de Identificação Física, CPF;
- Estar no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cadastro Unico, devidamente atualizado, com renda familiar mensal de até um salário mínimo;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais, e possuir domicilio eleitoral em Lima Campos;
- Apresentar prescrição médica com descrição do CID e indicação do uso de fralda.
Agentes de saúde, vereadores, Lidiane Curvina, secretária de saúde, Cabrinha, vereador e presidente da Câmara de Lima Campos, enfermeiros, enfermeiras e Jaílson Fausto, secretário de articulação política, estiveram presentes.
As pessoas cadastradas no programa receberam um cartão que dá direito a receber cento e vinte fraldas por mês, o programa não limitação, porém, é necessário ter os requesitos para adentrar ao programa.
Ronyele, vereador e autor da lei que tornou o programa, falou sobre o Vale Fralda
A sessação é de muita alegria, pois os demais vereadores voltaram a favor do projeto, ele vai benefeciar as famílias que estão em vunerabilidade social, quero agradecer a prefeita Dirce Prazeres por ter sancionado, agradeço também ao nosso líder político Jaílson Fausto que sempre está nos apoiando, enfim, é mais um projeto social que vai ajudar o povo mais carente de Lima Campos-MA, disse o vereador.
Durante o evento foram entregues o cartão Vale Fralda para as pesssoas já cadastradas no programa. Veja o que disse Dona Kátia, que recebeu o cartão.
É mais um programa que passa a ter em Lima Campos, e vai nos ajudar bastante, pois esse dinheiro que era para comprar fraldas, agora vai sobrar para investimos em alimentos ou naquilo que precisamos, são 120 fraldas, elas vão nos ajudar muito, verbalizou Dona Kátia.
Maria dos Santos Sousa, que foi ao local receber fralda para sua mãe, falou com o blog sobre o programa.
Vai mudar muita coisa para minha mãe e para nós da família, pois agora vai sobrar um dinheiro que irei usar para comprar alimento para minha mãe, e assim vai ser em toda Lima Campos, pois o programa é para todos, finalizou Maria dos Santos Sousa.
Lidiane Curvina, secretária de saúde do município de Lima Campos, disse;
É um programa em que todos os beneficiários têm que terem alguma patologia e e deve está dentro dos critérios socioeconômico que estão na lei, o Vale Fralda não limites de participantes, se o paciente estiver as características para receber as fraldas, ele vai ser cadastrado normalmente e passará a receber cento e vinte fraldas mensais.
Pensando no bem dos lima-campenses lançamos hoje mais um programa social, o Vale-Fralda, que vai beneficiar diretamente os mais carentes, hoje já estamos entregando quarenta cartões, mais não tem limite, só precisa está com as caracteríticas que o programa pede, é importante dizer que o Vale Fralda é custeado com recursos próprios, varbalizou Jaílson Fausto.