O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão e uma comitiva da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), participaram – na última quarta-feira (31), de extensa agenda na sede da ENEVA, no Rio de Janeiro, para tratar de avanços na parceria com a instituição em favor da educação maranhense.
Durante a visita na empresa brasileira, que é a maior operadora privada de gás natural do Brasil, o grupo da educação maranhense pode conferir de perto alguns dos investimentos em educação e responsabilidade social, que têm sido desenvolvidos pela Eneva no Maranhão. Iniciativas essas voltadas para o apoio à educação na primeira infância.
Recentemente, o Governo do Maranhão renovou a parceria com a Eneva para a ampliação do Projeto “Aprender: dentro e fora da sala de aula”, realizado em parceria com a ONG Laboratório de Educação (Labedu).
“Um encontro extremamente produtivo na Eneva em que tratamos dessa excelente parceria que nós já temos [com eles] na área do ensino, com professores contratados, de base técnica para nos ajudar no Ensino Médio. E aproveitamos, também, para pedir apoio para a alfabetização de jovens e adultos. Eles gostaram muito do projeto e tudo indica que vão nos ajudar na nossa jornada pela alfabetização”, explicou o vice-governador e secretário da Seduc, Felipe Camarão.
Ainda sobre a imersão nas atividades da Instituição, Felipe Camarão complementou que pode se aprofundar mais nas ações de investimentos em outras áreas do Maranhão, o que resultará na geração de empregos e mais desenvolvimento para o estado.
“Aproveitei o convite para conhecer também mais da empresa e os investimentos que eles têm para o Maranhão, para os próximos anos. Estou muito entusiasmado com as perspectivas para o Maranhão e para o Brasil. A empresa está investindo, está construindo o maior gasoduto privado do Brasil e acredito que o Maranhão irá crescer mais, gerando mais empregos e renda para o nosso estado”, reafirmou Camarão.
Investimentos educacionais
Na sede da Eneva a comitiva da educação maranhense foi recebida pela equipe de ESG e Recursos Humanos da organização, que apresentou aos membros da Seduc dados da parceria que tem levado mais educação às crianças – na faixa etária de 0 a 6 anos de idade – nos cinco municípios produtores de gás natural no Maranhão, que são atendidos pelo Projeto ‘Aprender: dentro e fora da sala de aula”.
“A Eneva já atua como parceira na educação, junto ao Governo do Maranhão, desde 2019, com apoio à educação infantil e outras parcerias com as prefeituras para o combate ao analfabetismo. E hoje foi um dia de muita gratidão da nossa parte porque a gente pode fazer uma revisita de todos os resultados que a gente obteve com mais de 24mil pessoas atingidas pelos projetos educacionais feitos pela Eneva e o Governo do Maranhão juntos, e também falar de oportunidades de melhorias tanto para a mão-de-obra local, quanto para a melhoria de índices educacionais”, afirmou a gerente de ESG da Eneva, Aline Louise.
A executiva reconheceu, ainda, a importância da união entre administração pública e iniciativa privada para que mais projetos como esses cheguem a todos os brasileiros, possibilitando – desta forma – a melhoria da qualidade de vida de todos.
“Nós, com uma visão de responsabilidade social, entendemos que essa visão da política pública junto com esforços da iniciativa privada fazem com que os impactos sejam ainda maiores. Por isso, a gente agradece a presença de toda a comitiva da Secretaria de Educação do Governo do Maranhão”, complementou Aline Louise.
Além de Felipe Camarão, a comitiva da educação maranhense contou com a participação do subsecretário da Seduc, Anderson Lindoso; da diretora Geral do IEMA, Cricielle Muniz; e dos secretários Adjuntos: Nádya Dutra (Gestão de Ensino e da Aprendizagem) e Delmar Matias (Educação Profissional e Integral).
“Mais uma importante reunião com uma grande empresa atuante em nosso estado. Viemos buscar recursos junto à Eneva para alfabetizar nossos maranhenses e também para melhorar e implementar novos cursos profissionalizantes em nossos Iemas e em nossas escolas em tempo integral”, concluiu o subsecretário Anderson Lindoso.