O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso da nova cepa da Mpox, denominada clado Ib, no Brasil. A paciente é uma mulher de 29 anos, residente na região metropolitana de São Paulo, que teve contato com um familiar vindo da República Democrática do Congo, onde a cepa circula endemicamente. Os sintomas começaram a se manifestar em 16 de fevereiro.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, a paciente encontra-se internada em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, um centro de referência no tratamento de doenças infectocontagiosas, e apresenta boa evolução do quadro clínico.
Até o momento, não foram registrados casos secundários, e as autoridades de saúde continuam com o rastreamento de possíveis contatos.
O Ministério da Saúde reforçou que o estado está monitorando atentamente o cenário epidemiológico da doença, com todas as unidades de saúde estaduais seguindo protocolos técnicos de vigilância e testagem.
As medidas incluem a comunicação do caso à Organização Mundial da Saúde (OMS) e o reforço da rede de vigilância epidemiológica.
Em 2024, o estado de São Paulo registrou 1.126 casos de Mpox, sem óbitos associados. Até o dia 7 de março de 2025, 115 casos já haviam sido confirmados neste ano.
A transmissão da Mpox ocorre principalmente por contato direto com lesões na pele, fluidos corporais ou objetos contaminados.
A recomendação é que, em caso de suspeita, as pessoas procurem uma unidade de saúde para avaliação e sigam as medidas preventivas, como higienização das mãos e isolamento em caso de confirmação da doença.